Hello Kitty: de yuru-kyara à marca bilionária do Japão

O mundo inteiro conhece a Hello Kitty. Mas poucos sabem que ela foi pensada para ser um yuru-kyara e que acabou criando uma marca bilionária do Japão.

Saiba mais sobre essa fofinha e bilionária personagem, sua criação para o mundo dos yuru- kyara e o que significa esse termo.

Hello Kitty, uma Yuru-Kyara

Quem poderia imaginar que um desenho tão simples, de uma gatinha chamada Hello Kitty poderia render anualmente cerca de um bilhão de dólares por ano em negócios.

Hello Kitty, 40 anos

Hello Kitty é um dos primeiros yuru-kyara (mascotes) do Japão, que são personagens de desenhos animados super-fofos e com traços simples, do tipo que qualquer criança poderia desenhar.

A Cultura dos Mascotes

O turismo é uma indústria muito competitiva no Japão que sempre apostou em um mascote super-fofo, ou kawaii, para fazer com que as pessoas quisessem visitam as cidades, templos ou parque de diversões.

No início, ao final dos anos 2000, houve uma explosão de mascotes de desenhos animados no Japão conhecidos como yuru-kyara (ゆ る キ ャ ラ), que pode ser traduzido como simples e bonito, de tal modo que uma criança poderia desenhar.

A cultura do yuru-kyara cresceu muito durante esses anos e de repente, cada atração turística japonesa grande ou pequena tinha um mascote que contava com um grande apoio da mídia, tornando-os cada vez mais competitivos.

Mascote Bem-Sucedido

Hello Kitty é uma bela e bem-sucedida criação do marketing, com um nome  ingênuo e uma personalidade leve e fofa, dando à marca inúmeras possibilidades de utilização.

A marca Hello Kitty construiu o nome da bilionária empresa que a criou, a Sanrio, tornando-a uma potência mundial de licenças dos seus personagens.

Hello Kitty aparece em todos os tipos de produtos possíveis de se imaginar, desde bichos de pelúcia, caixas de doces, moda e cosméticos até em anúncios de outras empresas, como companhias aéreas, franquias de cafés, jogos eletrônicos e eletrodomésticos.

Criação da Hello Kitty

A história da personagem Hello Kitty também é brilhante. Ela foi patenteada em 1976, seu nome verdadeiro é Kitty White e segundo a história da personagem, ela nasceu em Londres. Seu aniversário é 01 de novembro e é do signo de escorpião.

Hello Kitty, Swarovski

Apesar do bigode, das orelhas e do nome (“kitty” é um termo equivalente a “gatinho”, em inglês), Hello Kitty não é uma gatinha, pois é definida pela Sanrio como uma Gijinka (personagem antropomórfico, bípede). Ela é uma menina!

Ela tem cinco maçãs de altura e pesa como três maçãs, é uma menina alegre e gentil, que ama a família e é boa em assar biscoitos.

Os passatempos da Hello Kitty são colecionar coisas bonitas, o inglês, a música e a arte. Ela tem uma irmã gêmea chamada Mimmy, que é ainda mais feminina e tímida, e um gato de estimação chamado Charmmy Kitty, além de outros companheiros fofos.

Mas ela é mesmo muito fofa, concorda?

Comentários

Share via