Yukata é mais do que um traje de banho

A palavra yukata significa, literalmente, traje de banho, porém essa vestimenta também é uma tradicional roupa de verão do Japão, que confere às mulheres japonesas uma particular elegância.

Conheça algumas características deste típico traje de verão japonês e suas coloridas versões para as ruas de Tóquio.

O que é yukata

Yukata é um tipo do tradicional quimono, no entanto, mais casual e frequentemente usado após o banho em hotéis típicos do Japão, os ryokans, ou em onsens.

O yukata é muito popular entre as mulheres jovens, usados em eventos especiais de verão, como no Bon Odori, queima de fogos ou festivais de dança.

Reprodução: Tokyo Fashion
Reprodução: Tokyo Fashion

Nos últimos anos têm surgido novas versões do yukata, com muito colorido e padronagens modernas, e muitas mulheres gostam de coordenar o yukata com o obi (faixa) e o geta (tamancos de madeira), etc.

Roupa de banho dos nobres

O yukata é, geralmente, feito de tecido leve de algodão e vem de uma tradição de mais de 1.000 anos, quando as pessoas nobres usavam esta vestimenta para tomar banho.

O costume de usar o yukata se espalhou  entre as pessoas comuns entre os séculos XVII a IX, e foram transmitidos até a hoje.

Reprodução: Tokyo Fashion
Reprodução: Tokyo Fashion

Há também yukata para os homens, mas atualmente, são, principalmente, as mulheres que optam por usá-lo.

O yukata feminino tradicional, geralmente tem estampa de padronagem floral com um fundo branco ou azul índigo.

O branco é mais usado dentro de casa e durante o dia, já o índigo é mais utilizado à noite, pois o cheiro de índigo também serve como repelente de insetos.

Elegância nos movimentos

Mas, além do conforto, o yukata é visto no Japão como uma peça de vestuário que traz o encanto de uma mulher na medida exata.

Reprodução: Tokyo Fashion
Reprodução: Tokyo Fashion

Assim como o quimono, o yukata é bem solto na parte superior e na parte inferior. Usando o yukata é necessário levantar-se em linha reta, caminhar em passos pequenos e abster-se de fazer grandes gestos. Portanto, vestir o yukata leva a pessoa a se comportar de uma forma mais refinada.

Novas estampas

Além das estampas tradicionais, novos tipos de yukata com desenhos coloridos têm aparecido nos últimos anos.

Reprodução: Tokyo Fashion
Reprodução: Tokyo Fashion

Hoje em dia existem diferentes padronagens de cores contrastantes para yukata, que são principalmente em preto ou vermelho, e usa, além do negrito, cores como azul ou rosa.

yukata-fashion-harajuku-2_696x464
Reprodução: Tokyo Fashion

Muitas vezes também, a padronagem aparece em motivos tradicionais de flores ou gramíneas com negrito, ou vívidas misturas de cores que enfatizam o contraste entre a sombra do tecido e cor do padrão.

E os novos desenhos geométricos também são cada vez mais utilizados como padronagem.

Detalhes femininos

Um dos prazeres de vestir o yukata é escolher o obi (faixa) para usar com ele. Se yukata é em uma cor fria, pode-se escolher um obi de cor quente para fazê-lo sobressair, ou um obi na mesma família de cores para ficar mais chique.

As mulheres jovens também gostam de experimentar variações com o obi. Junto com o tradicional obi, usam outro obi de material leve, transparente e arrumam os dois como flores ou asas nas costas.

Reprodução: Tokyo Fashion
Reprodução: Tokyo Fashion

A beleza do yukata é que pode-se usá-lo de várias maneiras e personalizá-lo com novas idéias.

Pode-se usar um obidome (um ornamento usado na frente do obi ), que se parece com um broche ocidental, ou arrumar os cabelos com grandes flores ou com o kanzashi (enfeite de cabelo), compondo um arranjo final.

Lindos! O que você acha?

Comentários

Share via