AKB48: a franquia de JPop nascida em Akihabara e maior grupo pop do planeta

O AKB48 nasceu no bairro de Akihabara e já foi vencedor no livro dos recordes como o maior grupo pop do planeta, além de ter se transformado em uma franquia de bandas.

Conheça o AKB48, um verdadeiro exército de ídolos femininos do JPop, nascido da ideia de um professor universitário e grande marketeiro, que criou uma série de bandas por toda a Ásia.

AKB48 e Yasushi Akimoto

AKB48 é um grande grupo de JPop formado por verdadeiros ídolos femininos e criado pelo professor da Universidade de Arte e Design de Kyoto, Yasushi Akimoto.

Yasushi Akimoto começou a escrever e produzir música em 1973, com apenas 17 anos.

Yasushi Akimoto (Reprodução: The Japan Times)

Na década de 1980, Akimoto produziu um grupo semelhante ao AKB48, também de JPop e composto por 52 meninas, o Onyanko Club, e acabou se casando com uma das integrantes.

O AKB48 entrou para o Guinness Book como o maior grupo pop do mundo, sendo formado por quatro equipes: Equipe A, Equipe K, Equipe B e Equipe 4.

Guinnes World Records – 2011

O Conceito

O conceito de Akimoto para AKB48 era formar um grupo pop que você poderia ver seus shows sempre que quisesse. Os grupos executam shows noturnos em um pequeno teatro em Akihabara, o bairro mais otaku de Tóquio.

Além do público regular, o teatro conta com “sócios” que sempre têm seus lugares garantidos na platéia.

As meninas integrantes do AKB48 (48 membros)estão constantemente fazendo divulgações promocionais e eventos com os fãs. Além de participarem de diversos programas de TV.

Os fãs também são sempre convocados para fazer votações dentro e fora das equipes.

As integrantes, chamadas de membros do AKB48, estão constantemente concorrendo para permanecer no grupo e participar dos próximos lançamentos de discos, onde as mais votadas são escolhidas para fazerem os solos, ou formações como trios.

Franquias

A ambição de Akimoto não tem limites e sua fórmula funciona com muito sucesso. Sua criação, o AKB48, vendeu mais de 10 milhões de discos no Japão e ele usa a fórmula em franquias, formando outros grupos locais dentro Japão e espalhando-se pela Ásia, como:

SKE48

O SKE48 é a versão de Nagoya do AKB48. Seu nome vem do nome do edifício em Nagoya, onde o seu teatro está localizado.

SDN48

O SDN48 é a versão “Os embalos de sábado à noite” do AKB48, que executa apenas shows para adultos. SDN48 tem sede em Tóquio. As meninas são mais velhas e shows seguem uma linha mais sexy.

NMB48

O NMB48 é a  versão do AKB48 de Osaka. O grupo se apresenta em Namba, o bairro do entretenimento de Osaka.

TPE48

O TPE48 é a versão chinesa do AKB48, em Taipei, Taiwan.

HKT48

O HKT48 é a versão de Fukuoka do AKB48, levando o bairro de Hakata a ser nomeado como bairro do entretenimento.

JKT48

O JKT48 é a versão do AKB48 de Jakarta, Indonésia. O JKT48 teve algumas dificuldades pelo fato da Indonésia ser um país, principalmente, muçulmano.

OJS48

O OJS48, é o grupo Oji-san (velho) 48. Todos os membros são ex-policiais e a idade média no grupo é de 61 anos.

Ops! Não só de meninas?

Stage

Em um sistema de stage (palco), cada grupo possui o seu próprio local para as apresentações.

O AKB48 começou em um pequeno espaço construído no 8º andar do prédio da Don Quijote, uma loja de departamentos, também conhecida como Donki, no centro de Akihabara.

Neste espaço para 250 pessoas, nasceu o mais bem-sucedido projeto de Akimoto e seus “idols” (ídolos). Uma ideia que se propagou nos anos 80 e 90 e o autor soube como utilizar.

Na estreia do AKB48, somente 7 pessoas estiveram presentes. Hoje, cada grupo tem seu próprio teatro e faz duas apresentações por dia, onde cada apresentação é chamada de stage. Além de um “setlist” (repertório) renovado a cada dois anos, em média.

Assista no vídeo abaixo, a um trecho desses shows.

Gostou da banda mais conhecida de Akiba?

Comentários

Share via