Conheça alguma das comidas mais exóticas do Japão

Nada de sushi e sashimi. Hoje falaremos de pratos da culinária japonesa que saem do óbvio para os brasileiros.

Confira 4 alimentos exóticos encontrados no Japão.

1 – Shiokara

Shiokara é um animal marinho (lula é o mais comum) fermentado em suas próprias vísceras. Além de ser bastante salgado, o prato possui sabor e cheiro intensos. Esse prato pode ser consumido puro ou com arroz branco e é comumente acompanhado de bebidas alcoólicas.

(Crédito: Fast Japan)

2 – Fugu (baiacu)

fugu é servido cru como sashimi cortado em fatias finas ou em um prato quente como ensopado. Esse peixe possui sabor suave.

(Crédito: Divulgação)

A iguaria contém uma quantidade letal de veneno, portanto, é um peixe que deve ser manejado por um especialista para que suas partes tóxicas sejam removidas corretamente. Desde 1958, é necessária uma licença especial para preparar o fugu. Tanto cuidado não é exagero já que, entre 1996 e 2006, ocorreram em média 30 envenenamentos por baiacu no Japão.

3 – Basashi (sashimi de carne de cavalo)

Basashi, também conhecido como Sakura-niku, em referência a cor avermelhada das flores das cerejeiras, trata-se de um sashimi de carne de cavalo. Geralmente, um molho de alho, gengibre, wasabi, shoyu e cebolinha acompanha a iguaria.

(Crédito: Divulgação)

Conta-se que o prato foi criado como um substituto ao sashimi tradicional de atum, devido a restrições à pesca dessa espécie em determinada época. O sashimi de cavalo é uma especialidade das províncias de Kumamoto, Gifu, Nagano, Yamanashi e Fukushima.

4 – Shirasu

Shirasu é um termo geral para peixes brancos, pequenos e jovens, que medem cerca de um centímetro. Geralmente são utilizados a sardinha, a enguia, o arenque e o ayu. Como são macias, o peixe é comido inteiro, seja cru, seco ou cozido. Um dos aspectos que mais chama a atenção é a sua aparência.

(Crédito: Suki Desu)

 

Esses foram apenas cinco dentre muitos pratos exóticos que o Japão oferece. Você já experimentou algum desses?

Comentários

Share via