Kodomo no Hi: tradições e alimentos para comemorar o Dia das Crianças no Japão

O Kodomo no Hi (こどもの日 – Dia das Crianças) é um feriado nacional japonês que ocorre anualmente no dia 5 de maio e integra o Golden Week.

Crédito: tofugu)

Essa data comemorativa remonta ao período Nara (710-794), quando era chamada de Tango no Sekku (Dia dos Meninos), destinada à celebrar a perseverança e a força dos meninos.

No período pós-guerra, em 1948, quando o governo japonês o declarou feriado nacional, a data foi renomeada como Kodomo no Hi (Dia das Crianças). Dessa forma, atualmente, o Dia das Crianças é visto como um dia para celebrar o crescimento saudável e a felicidade tanto de meninos quanto de meninas.

No entanto, simbolicamente, os costumes continuam praticamente os mesmos e a data continua sendo principalmente destinada aos meninos, já que as meninas possuem uma data especial celebrada no dia 3 de março, chamada de Hina Matsuri (Festival das Bonecas ou Dia das Meninas), apesar deste não ser um feriado nacional.

(Crédito: Voyapon)

O feriado é rico em decorações internas e ao ar livre. Assim como o Hina Matsuri, o Kodomo no Hi também possui inúmeros símbolos e tradições relacionados à data. Veja alguma delas:

1 – Samurai

Os símbolos e os costumes do Kodomo no Hi estão relacionados com as tradições dos samurais que preparavam os meninos para seu futuro como membros da classe guerreira.

Um dos elementos simbólicos do Dia das Crianças é o altar montado com bonecos de guerreiros samurais (gogatsu ningyo), capacetes de samurai (kabuto), espadas (katana) e outros elementos que faziam parte de uma batalha antiga. Os bonecos muitas vezes representam personagens tradicionais como Kintaro, Shoki e Momotaro, que simbolizam coragem e força.

(Crédito: nippon)

Como o altar tem um preço elevado e ocupa muito espaço dentro das casas, muitas vezes, o kabuto é utilizado para representar todo o ornamento. As estatuetas de guerreiro e outros elementos militares simbolizam a vitalidade e a coragem e são tradicionalmente expostos com o intuito de proteger as crianças do infortúnio e da doença.

2 – Koinobori

O Koinobori (鯉幟/こいのぼり), carpa colorida em forma de bandeira, é a decoração mais comum do Dia das Crianças. Ele é colocado em grande número em todo o Japão nos dias que antecedem a Golden Week.

Sagami River (Crédito metropolisjapan/ Jeff W. Richards)

O koinobori representa a energia, a força e a determinação das carpas que nadam contra as fortes correntezas dos rios para desovar. Existe uma lenda famosa sobre uma carpa que nadou contra a correnteza e foi transformada em um dragão ao chegar ao topo como símbolo de sua bravura e obstinação.

(Crédito: Japan Talk)

Dessa forma, para o Dia das Crianças, a tradição japonesa indica que as famílias pendurem o koinobori do lado de fora de suas casas para atrair felicidade, sucesso e o desejo de que as crianças se tornem indivíduos corajosos e fortes. O movimento vigoroso das carpas no vento é pensado para representar uma infância saudável e feliz.

(Crédito: jpninfo)

Tradicionalmente, as carpas possuem uma ordem certa para serem dispostas e cada uma delas representa uma figura da família: no alto da haste fica uma carpa grande e preta simbolizando o pai, logo abaixo é colocada uma carpa vermelha representando a mãe e em seguida, carpas menores indicando os filhos  na seguinte sequência de cores: azul, verde e violeta.

(Crédito: Divulgação)

3 – Pratos típicos

As sobremesas especiais para o Dia das Crianças são o chimaki, bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e kashiwa mochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão (anko) embrulhado em folhas de carvalho. O bambu por resistir às intempéries e o carvalho por só perder suas folhas antigas quando as novas surgem, representam a força e a prosperidade.

Kashiwa mochi (frente) e chimaki (ao fundo) (Crédito: tadaimacuritiba)

4 – Flor de Iris

A flor de Iris (菖蒲 – shoubu) é colocada simbolicamente em casas para afastar o mal. Além disso, devido ao formato semelhante a uma espada, existe uma tradição em que se colocam folhas ou essência de Iris na banheira para que o banho do garoto lhe proporcione um espírito destemido.

Shoubu-yu: banho com flor de Iris (Crédito: re-discoveryjapan.net)

5 – Músicas folclóricas

Existem música folclóricas para este dia como Koinobori no uta (こいのぼりのうた) e Seikurabe (せいくらべ).

Crédito (imagem destacada): tofugu

Comentários

Share via