Museu do Snoopy de Tóquio: Um passeio através de um clássico dos cartoons

O Japão é o maior produtor e consumidor mundial de quadrinhos. Portanto, sua escolha para sediar um Museu do Snoopy em Tóquio, longe dos Estados Unidos, não só faz todo sentido, como também é parada obrigatória para os japoneses e turistas que realmente admiram esta arte e estão dispostos a fazerem um passeio através de um clássico dos cartoons.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena conhecer este encantador museu situado em Tóquio, depois de ler este artigo, irá certamente mudar de ideia.

rsz_1snoopy_museum2

Museu do Snoopy de Tóquio

Conhecer o Snoopy Museum Tokyo é fazer uma viagem pelas histórias do famoso cãozinho branco, criado pelo norte americano Charles M. Schulz, e acompanhar todo seu desenvolvimento ao longo dos seus 67 anos.

Logo na fachada do museu estão expostas cinco grandes estátuas representando a evolução da forma deste cãozinho da raça Beagle, que apareceu em público pela primeira vez em 4 de outubro de 1950.

rsz_snoopy_museum5

rsz_snoopy_museumopen

Schulz, iria inicialmente chamar seu personagem de “Sniffy”, até descobrir que o nome já era utilizado por uma tirinha de outro autor. Snoopy, inicialmente era um cão que andava sobre as quatro patas e não se pronunciava.

rsz_snoop4patas

Apenas dois anos depois de sua publicação é que ele passou a andar sobre duas patas, verbalizar seus pensamentos aos leitores e demonstrar sua incrível capacidade de compreender o mundo.

Entre as principais características de Snoopy estão o seu gosto por dormir em cima do telhado de sua casinha e as dezenas de alter egos que ele assumiu durante todo seu desenvolvimento.

Um dos mais conhecidos alter ego de Snoopy é o piloto da Segunda Guerra Mundial que vive em luta contra o terrível Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho.
Um dos mais conhecidos alter ego de Snoopy é o piloto da Segunda Guerra Mundial que vive em luta contra o terrível Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho.
rsz_1snoopy_joe_cool
Joe Cool, outro popular alter ego, sempre de óculos escuros e encostado em algum lugar, apenas observando a vida em companhia de Woodstock.

Na vida real, Snoopy é shortshop na equipe de baseball de Charlie Brown, e escoteiro, tendo como líder de tropa o seu amigo pássaro Woodstock, acompanhado de outros pássaros.

rsz_snoopy_scout

 

Por dentro do Museu do Snoopy

Quem é fã do clássico cãozinho branco Snoopy certamente irá se deliciar ao conhecer o Snoopy Museum Tokyo.

Este museu trabalha como uma extensão do museu que leva o nome do desenhista, localizado em Santa Rosa, Califórnia, e exibe ilustrações e esboços pessoais do criador de Snoopy e sua turma, Charles M. Schulz.

Além de inúmeros desenhos, o museu abriga também em seu interior uma loja de objetos exclusivos da exposição e um requintado café.

rsz_snoopy_museumespaco
Imagem da primeira exposição.

 

rsz_snoopy_museumpainel
Primeira exibição: Um Painel gigante formado por centenas de tirinhas do amado cãozinho branco.

Um museu que se reinventa

Um aspecto interessante da exposição no Museu do Snoopy de Tóquio é fato dela mudar de tema a cada seis meses, sob a curadoria do Museu Charles M. Schulz, dos EUA.

Para o primeiro tema, iniciado no final de abril deste ano, foram escolhidos, entre os muitos desenhos, os que giram em torno do tema “My Favorite Peanuts”, ou “Meus Minduins Favoritos”, adaptado para o português.

Pelo menos 60 dos desenhos escolhidos para a primeira exposição eram da coleção pessoal de Jean Schulz, esposa de Charles, e foram presentes que o desenhista lhe deu no Dia dos Namorados, que também foram utilizados como decoração do quarto do casal antes de serem levados ao conhecimento do público.

rsz_snoopy_museumcartoon

Na segunda e atual exibição, que teve início dia 8 de outubro, o tema é “Olá outra vez, Snoopy”, na qual o público conhecerá melhor a história do surgimento do Snoopy há mais de 60 anos atrás, e suas transições seriadas até o desenho atual.

rsz_snoopy_museumoriginal

rsz_snoopy_museumoriginal2-1

Brown’s Store

O Museu do Snoopy de Tóquio abriga uma ampla loja de lembrancinhas, a Brown’s Store, com presentes inspirados pelo adorável beagle e sua turma e que também renova seus itens a cada exposição.

rsz_snoopy_museum1

Os artigos exclusivos incluem diversos bonecos fofos do Snoopy em seus primeiros dias, andando com as quatro patas, lindos fantoches de dedo, gigantescos biscoitos de chocolate, vídeos e produtos vintage. Além de toda uma linha de papelaria, e até mesmo panelas de cozinha e diversos utensílios para a casa.

rsz_snoopy_museumpelucia-1

rsz_snoopy_store

rsz_1snoopy_store_2

 

Cafe Blanket

Depois de visitar toda a exposição é recomendado parar no Cafe Blanket, sob o comando do Peanut Cafe, um popular café de Tóquio, situado à beira do rio Meguro.

rsz_snoopy_museumcafe2

O Cafe Blaquet serve, além do deliciosos “Peanuts” temáticos, tanto doces quanto salgados, uma deliciosa comida em um ambiente acolhedor, instalado em um terraço relaxante e agradável.

rsz_snoopy_museumcafe

Funcionamento

A segunda exposição,“Olá outra vez, Snoopy”, teve início dia 8 de outubro e continua até dia 9 de abril de 2017.

O Museu do Snoopy de Tóquio fica a sete minutos da estação de metrô Roppongi. Aberto os sete dias da semana, das 10h00 às 20h00, com entrada permitida até às 19h30.

Para maiores informações, acesse o site: http://www.snoopymuseum.tokyo/en/

Imperdível para todas as idades!

 

Comentários

Share via