Tsubasa: A MPB e o pop rock na voz de uma japonesa bem brasileira

O que antes parecia inusitado – uma japonesa cantando em português – hoje é motivo de reconhecimento: cantora foi convidada para homenagear Renato Russo

Do outro lado do mundo, em um canal de YouTube com mais de 105 mil inscritos até o momento, uma jovem japonesa tem encantado o Brasil e os amantes da cultura brasileira. Tsubasa Imamura (今村つばさ), com um português doce e bem pronunciado, tem feito sucesso ao cantar músicas brasileiras que não se restringem só ao samba e à bossa nova, mas também passam pelo rock, pop rock e, principalmente, a MPB.

Nascida em Kanazawa (capital da província de Ishikawa, situada ao leste da ilha), a cantora de 32 anos, desde de criança já se interessava pelas artes, pinturas, trabalhos manuais e especialmente a música.

maxresdefault-4
Dona de um canal no YouTube com mais de 105 mil inscritos, cantora se destaca na cena musical japonesa por cantar músicas brasileiras com um sotaque adorável (Divulgação/Canal Tsubasa Imamura Brasil)

Um exemplo disso é que aos 11 anos, Tsubasa ganhou um presente que ela queria muito: uma guitarra do pai. E, a partir daí, já no colegial, a música começou a fazer ainda mais parte de sua vida com a criação de uma banda com amigos, fazendo shows e participando de concursos nacionais.

Do mesmo modo, o Brasil já estava presente logo no seu primeiro CD, lançado em 2009 (quando a cantora tinha então 23 anos), com a produção do brasileiro Robert Regonati. Foi nesse ano que Tsubasa fez sua primeira visita ao nosso país: em um palco montado dentro do Centro de Exposições Imigrantes, a jovem japonesa se apresentou no Tanabata Matsuri (em frente ao metrô da Liberdade, São Paulo), além de participar do Festival do Japão.

Depois disso já se foram mais 50 apresentações no Brasil, em todas as regiões, sendo, inclusive, uma das maiores estrelas do “Anime Jungle Party” em Manaus (Amazonas), em 2013, um dos maiores eventos dedicado à cultura pop japonesa fora do Japão.

20f38c57c57484ffa8b4e3cf3b4b48bd07762c7e0410ae66abd542803dea217f
Em português fofo (seria um “português kawaii” ? rs), Tsubasa encanta os brasileiros por canções em português e com pequenos trechos em japonês (Divulgação/Tsubasa Imamura)

Outro momento marcante foi em 2015, durante visita ao Brasil, em que Tsubasa chegou a cantar, depois da entrevista dada ao The Noite, com uma das bandas brasileiras que ela admira: a canção “Ciúme“, no palco do programa do SBT, com “Ultraje a Rigor”.

A homenagem a Renato Russo 

Mais recentemente, entre o primeiro e segundo semestre de 2016, Tsubasa esteve entre o seleto grupo de cantores/bandas convidadas a fazer parte do projeto “Viva Renato 20 Anos”. Realizado pelo Legião Urbana Produções Artísticas, a coletânea de canções teve o objetivo homenagear os 20 anos da partida de Renato Russo, um dos ícones do rock brasileiro, na voz dos mais diferentes artistas e estilos.

Já disponível no Spotify, o projeto “Viva Renato 20 Anos” conta com 12 bandas e 2 bônus track, nos quais Tsubasa Imamura canta “Eu Sei”.

O sucesso da cantora tem sido tão grande que ela tem se dedicado a atrair os fãs de várias formas que não só pelo canto. Além de vídeos mostrando a rotina, as curiosidades do Japão e os ensaios, ainda é possível “jogar” com Tsubasa.

Isso mesmo, em seu site oficial, existe um game chamado “Tsubasa Adventure” que pode ser baixado em uma versão para Android e apresenta um infinity runner em 2D em que Tsubasa e seu inseparável gatinho Lucy têm a missão de coletar o maior número de moedas, sem cair nas armadilhas armadas pelos inimigos. Muito fofo né?

15167510_1364486410253008_5174649667235027427_o
Em game pelo celular, Tsubasa e seu gatinho Lucy vivem aventuras que vão além das músicas brasileiras (Divulgação/Neptune Game Studios)

O repertório de Tsubasa Imamura 

O primeiro contato da cantora com a música brasileira foi aos 19 anos, através de uma professora de canto, que mostrou a ela uma canção de bossa nova. E, como nossa língua tem a fama de não ser uma das mais fáceis de se aprender, ela tem dado duro para cantar em seu “português fofo”, como alguns dos fãs costumam dizer na página do Facebook da cantora.

Em entrevista ao Programa do Jô em 2015, a cantora destacou o esforço que tem tido ao estudar português 5 vezes na semana há um pouco mais de 2 anos. O reconhecimento, para além do convite do projeto que homenageia Renato Russo, já vem sendo recebido há alguns anos de outros artistas do Brasil também.

4367607_x720
Durante entrevista ao Programa do Jô, cantora revela não só o amor que tem pela cultura brasileira, como também a dedicação em aprender português (Divulgação/Rede Globo)

Em sua última entrevista ao portal BBC Brasil, em julho de 2016, Tsubasa chegou a comentar que mensagens de cantores famosos chegavam até ela por meio da internet: “Recebi também mensagens da Sandy, da mãe do Cazuza, da filha do Raul (Seixas), do Humberto Gessinger, da Pitty, do Skank, do Chico César”, enumera.

Até mesmo outro ídolo brasileiro, Zé Ramalho, foi um dos primeiros a compartilhar – várias vezes na sua conta do Facebook – a versão de Tsubasa Imamura das canções Chão de Giz Admirável Gado Novo.

E para você que ainda não conhece o talento de Tsubasa ou quer apenas rever e se emocionar, nós separamos 8 incríveis canções interpretadas pela cantora em seu canal no YouTube. Além dos covers (com trechinhos encantadores em japonês), há canções próprias da cantora no canal.

  1. “PAIS E FILHOS”

 

2. “PRA SER SINCERO”

 

3. “MALUCO BELEZA”

 

4. “MALANDRAGEM”

 

5. “ME ADORA”

 

6. “COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ”

 

7. “CATEDRAL”

8. “TRAVESSIA”

***

+Bônus Track: as canções de nossa infância

É quase impossível, sejamos sinceros, não se derreter pela voz de Tsabusa. Agora já imaginou se ela cantasse com esse jeito meigo algumas das canções dos nossos queridíssimos “Chaves” e “Balão Mágico”, por exemplo? “Seria meu sonho”?

Imaginou? Pois bem, sonho realizado com sucesso!

Abaixo nós destacamos duas canções em homenagem aos programas que marcaram nossa infância aqui no Brasil e que uma japonesa conseguiu traduzir em seu mais-do-que-perfeito “português fofo”

“Que bonita a sua roupa” – Chaves

 

“Super Fantástico” – Balão Mágico

 

 

Comentários

Share via