Visual Kei: mais do que um estilo musical

Visual Kei é um movimento ou estilo musical exclusivamente japonês que mistura vários referenciais estéticos e ritmos musicais de uma forma única, além de dividir-se entre diversas tribos frequentadoras das ruas de Tóquio.

Conheça as principais características das bandas Visual Kei,  suas origens, seus ritmos e a moda luxo-extravagante que só encontramos no Japão.

Mais de 30 anos de Visual Kei

O termo Visual Kei pode ser definido como um “estilo visual”. Este movimento surgiu no Japão na década de 80 e consistia na mistura de diferentes vertentes musicais.

Uma das principais características do Visual Kei é a ênfase na aparência, quase sempre muito extravagante e andrógina, de seus artistas, que abusam da maquiagem, dos cabelos longos e coloridos e de todo tipo de excesso fashionista.

Nas músicas das bandas Visual Kei é possível identificar elementos do pop, heavy metal, hard rock, punk rock, pós-punk, música eletrônica e influências ocidentais com o gótico, o glam e o cyberpunk, além de elementos da música clássica.

O Visual Kei não pode ser definido apenas como um estilo musical ou um modo de se vestir, pois os dois estão sempre presentes juntos e se afirmando. O Visual Kei e a música se complementam e se afirmam para contestar e quebrar padrões, afinal essa é uma das propostas desse movimento.

Banda inaugural

Considerada como a banda inaugural do estilo Visual Kei, a X Japan surgiu no cenário musical em 1982. Inspirada nos movimentos Punk e Glam de Londres e dos Estados Unidos, a X Japan chegou propondo um visual novo, completamente diferente, que foi batizado como Visual kei.

X Japan
X Japan

Com o passar dos anos novas bandas Visual Kei foram surgindo e se apresentando cada vez mais extravagantes, acrescentando novos elementos às músicas e às roupas.

Muitas bandas Visual Kei de grande sucesso frequentam atualmente os shows e as ruas de Tóquio no melhor estilo J-Rock (rock do Japão), como a The GazettE, a Versailles e a Moi dix Mois, entre outras dezenas de bandas que surgem anualmente. Prova disso são imensas playlists que encontramos no YouTube com um incontável números de bandas deste gênero exclusivamente japonês.

GazettE
The GazettE
Versailles
Versailles
Moi dix Mois
Moi dix Mois

Moda Visual Kei

A moda Visual Kei combina vários elementos diferentes, que não necessariamente se harmonizam, porém vêm influenciando gerações de jovens do Japão há mais de três décadas.

A moda Visual Kei utiliza sobreposições, estampas exageradas, xadrez, listras, casacos vitorianos, babados, botas e plataformas, cabelos coloridos, lentes de contato de todas as cores, piercings, kimonos, e toda a sorte de brilhos e metais.

Dentro do Visual Kei existe uma gama muito diversificada de estilos que se definem de acordo com os elementos predominantes nas músicas e nas roupas, podendo ser Aristocrat ou Gotic Kei, Enguro Kei, Ketekote Kei, Oshare Kei e mais de uma dezena de outras variantes dentro deste gênero musical e visual.

rsz_visual_kei_hurly_burly
Apesar da predominância masculina, existem bandas Visual Kei formada apenas por garotas, como a Hurly Burly

E agora, que tal curtir uma playlist Visual Kei, completa?

Comparado ao Visual Kei, John Galliano fica até que bem “simplesinho”. Vocês não acham?

 

 

 

 

 

Comentários

Share via