Conhecido como “Meca do Cosplay”, o Comiket acontece na próxima semana em Tóquio

Conhecido como a “Meca do Cosplay” o mega evento Comiket reúne cerca de meio milhão de participantes, em três dias para otaku nenhum ficar de fora.

Conheça o maior evento de anime e mangá do mundo, onde milhares de cosplayers podem fazer a festa e competirem entre si.

Comic Market ou Comiket

Comic Market ou Comiket, pode ser traduzido como o “Mercado Comic”, é um lugar onde todos os otaku do Japão se reúnem duas vezes ao ano, uma em agosto, no verão, e uma em dezembro, no inverno.

O Comic Market é realizado no Tokyo Big Sight, um centro de convenção internacional próximo a Ariake, em Odaiba, Koto, Tóquio.

rsz_comiket
Tokyo Big Sight

A história do Comiket teve início em 1975, como um evento criado para poucos artistas. Mas, ano após ano o evento foi crescendo e ganhando um público cada vez maior, chegando hoje mais de meio milhão de participantes.

O Comiket é uma forma dos artistas divulgarem seus dōjinshi (obras únicas de mangá). Alguns deles podem ser encontrados em lojas ou internet mas com preços até dez vezes mais altos.

Ao contrário de trabalhos publicados comercialmente, no evento todos os artistas podem criar e vender livremente qualquer gênero. Entre a ampla gama de trabalhos, eles podem ser originais, paródias ou ficção de obras já existentes.

rsz_comiketexpo

Como no Comiket os trabalhos estão divididos em círculos do mesmo gênero, os participantes têm acesso a uma enorme quantidade de trabalhos, de forma mais organizada.

O Comiket é um mega evento que reúne toda a cultura otaku, como anime, jogos, ídolos da música, notícias, atualidades e estrelas do Japão e do exterior, além dos mangás e de muitos cosplayers.

A Meca dos cosplayers

Assim como no Comiket estão presentes todos os gêneros de publicações, todos os gêneros de cosplayers também podem vistos no evento.

rsz_comiketcosplay

rsz_comiketcosplay4

Não apenas cosplayers de personagens, mas como também de diversas categorias, como “Lolita” e “Empregada Doméstica”, entre outras.

rsz_comiketcosplay3

rsz_comiketcosplay6

O Comic Market dá total liberdade de expressão aos cosplayers além de ter um espaço, uma praça especial, onde eles competem entre si com suas incríveis fantasias e disputam pela atenção dos fotógrafos e do público.

rsz_comiketcosplay9

rsz_comiketcosplay8

O Comiket não cobra pela entrada, mas recomenda que o visitante compre um catálogo do evento. Apenas aos cosplayers é cobrada uma taxa de 800 ¥.

rsz_comiketcosplay2

rsz_comiketcosplay10

O Catálogo Comiket

O Catálogo Comiket contém todas as informações necessárias aos vendedores e compradores do evento. Ele é disponível em formato impresso e DVD ROM.

A versão impressa é do tamanho de uma agenda de telefone e contém a lista de todos os participantes, mapa do local e instruções para chegar ao centro de convenções, além de resultados de pesquisas realizadas entre os participantes e artigos para os criadores de dōjinshi com imagens.

rsz_comiketcatalog

O catálogo não é obrigatório, mas indispensável para navegar pelo evento. E podem ser comprados em barracas em torno do centro de convenções caso o participante ainda não tenha comprado o seu.

O evento de inverno deste ano acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de dezembro.

É o sonho de consumo de todo otaku, não acha?

 

Comentários

Share via