Estátua gigante do robô RX-78-2 Gundam está prestes a ser desmontada

Desde 2012, os fãs de mecha (abreviatura para mechanical) e anime fazem uma peregrinação a Odaiba, Tóquio, para ver a gigantesca estátua do icônico RX-78-2 Gundam, que agora está prestes a ser desmontada.

Conheça um pouco mais sobre essa famosa, e gigantesca, estátua mecânica e o seu futuro.

Quem é Gundam?

RX-78-2 Gundam estrou na televisão em 1979, em uma série chamada Mobile Suit Gundam. Onde Gundam era um robô de 18 metros criado para proteger a terra de robôs invasores e perigosos.

Esta série foi escrita e dirigida por Yoshiyuki Tomino e foi feita em 43 episódios, posteriormente re-editada para lançamento nos cinemas e reduzida em três filmes, em 1981.

Gundam tornou-se uma das maiores séries de ficção científica japonesa, cujo status caminha lado a lado com os também gigantes Kamen Rider e Ultraman.

Hoje a franquia da empresa Nanco Badai consiste em filmes, jogos para videogame e kits de modelos em plástico, entre outros itens.

Gundam sempre emocionou

Até mesmo quem pouco conhecia o RX-78-2 Gundam ficou emocionado quando o gigante em escala real (18 metros) chegou em Odaiba, subúrbio de Tóquio, em 2012.

No entanto, Gundam agora está com seus dias contados, até ser desmontada.

É o segundo adeus à estátua de Gundam. O primeiro foi em 2009, depois ela foi reconstruída no local atual, em frente ao Diver City Tóquio Plaza.

Infelizmente, foi anunciado que esta heroica estátua será removida em 05 de março de 2017, pondo fim a um sucesso de cinco anos.

rsz_gundam

RX-78-2 Gundam, marco gigante de Odaiba, não foi a primeira estátua mecha no Japão, mas desde 2012, é a mais famosa.

O que é um mecha

Um mecha é um robô gigante (geralmente bípede) controlado por um piloto ou controlador, comuns em muitas obras de ficção científica, mangá e anime.

Um mecha geralmente é uma máquina de guerra ou combate com pernas e seus principais oponentes são, geralmente, monstros gigantes ou outros mechas e geralmente são construídos em formato antropomórfico (de ser humano).

Gundam é pop

A estátua mecânica Gundam, é um símbolo de orgulho do Japão. Ela fica em uma das ilhas artificiais em Koto, um subúrbio dentro de Tóquio.

O robô ainda é uma lembrança muito popular da cultura pop, não só para o Japão, mas para os fãs de RX-78-2 Gundam do mundo todo.

A estátua mecânica gigante tornou-se um famoso destino turístico, tanto nacional quanto internacional. Onde as pessoas podiam ver o robô gigante e tirar fotos,  e até realizar cerimônias de casamento.

RX-78-2 Gundam, desperta a cada 20 minutos, solta fumaça pelas aberturas no peito, acende as luzes, mostra a luz dos olhos e levanta a cabeça, sempre fazendo os sons mecânicos como os que eram ouvidos na série original para televisão.

A estátua de Gundam tem características que ganham a atenção do público, e já teve uma bela vista para o mar.

Novo Gundam

Embora a notícia tenha entristecido muitos fãs da estátua, um projeto ambicioso para os movimentos do Gundam em tamanho real está programado para ser revelado em 2019, mas a empresa Bandai não mencionou se essa seria a única surpresa para o 40º aniversário de Gundam, em 2019.

Vamos aguardar o retorno e que venham as surpresas!

Comentários

Share via