Sapporo Snow Festival: muita neve, gelo e luzes

Todos os anos, durante uma semana de fevereiro, em Sapporo, capital da província de Hokkaido, ocorre o Sapporo Snow Festival com muita neve, muito gelo e luzes.

A atração principal do festival são as centenas de esculturas de neve ou gelo, grandes e lindamente iluminadas. Mas existem também muitas outras atividades que acompanham as atrações principais, como a prática de snowboard e um concurso de beleza, entre outras.

Saiba agora de todos os detalhes desse lindo festival de inverno do Japão.

O início do Sapporo Snow Festival

Conta a história que e festival começou em 1950, quando alguns estudantes do ensino médio construíram seis esculturas de neve no Parque Odori, no centro da cidade, e desde então isso ocorre todos os anos.

rsz_sapporo2

Em 1955, o exército japonês juntou-se ao evento e participam dele desde então. E em 1972, com os Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorreu em Sapporo, o festival ganhou fama internacional.

Atualmente, o festival atrai todos os anos milhões de pessoas do mundo todo para participar da construção das esculturas, aproveitar os esportes e curtir todo as atividades do evento.

Locais do Festival

O festival ocorre em três locais de Sapporo, no Parque Odori e em Susukino, e há poucos quilômetros de distância, em Tsudome.

O Sapporo Snow Festival é uma ótima oportunidade para mergulhar em um mundo fantástico de brilhante beleza e muita diversão na neve para todas as idades.

O palco central do festival é o Parque Odori, que se estende ao longo de uma grande avenida, no coração da cidade, e onde ficam as esculturas gigantes deste festival mundialmente famoso.

rsz_sapporoodori_park

As esculturas são construídas com a ajuda de tratores e escavadeiras e podem ter até quinze metros de altura. A neve é transportada de vários locais de Sapporo, e quando necessário, de algumas montanhas da região.

Parque Odori

Normalmente, são cerca de seis esculturas gigantes que retratam personagens de desenhos animados, edifícios ou monumentos mundialmente conhecidos.

Não é só o tamanho que tornam essas esculturas impressionantes, mas também a riqueza de detalhes e o alto nível de preparo de seus escultores, que conseguem organizar toda as obras com proporções perfeitas.

Essa esculturas gigantes estão cercadas por muitas esculturas menores que são muitas vezes esculpidas em gelo no lugar da neve.

rsz_sapporoodori_park2

À noite, as esculturas do Parque Odori são iluminadas, o que confere às obras um aspecto totalmente diferente. Portanto, é recomendado às pessoas que as viram durante o dia, voltem à noite para apreciar a mágica mudança do espetáculo.

060209-N-7526R-205 Sapporo, Japan (Feb. 9, 2006) - Illuminated trees and ice sculptures line the streets leading up to Sapporo's TV Tower during the Sapporo Ice Festival. These were just some of the many spectacular ice and snow sculptures Sailors and Marines stationed aboard the amphibious command ship USS Blue Ridge (LCC 19) had a chance to see during the ship's four-day visit to Japan. Blue Ridge and the embarked 7th Fleet staff deployed in January, to complete routine port visits and community relations projects throughout the 7th Fleet area of operation (AOR). U.S. Navy photo by Journalist Seaman Marc Rockwell-Pate (RELEASED)

E para as pessoas que desejam ter uma visão privilegiada de todo o local, é possível subir na plataforma da Sapporo TV Tower, pagando uma entrada de aproximadamente ¥700.

Um dos locais do parque é reservado para um Concurso Internacional de Escultura de Neve, onde equipes do mundo todo têm quatro dias para transformar um monte neve em uma obra de arte. Neste caso, a maioria das equipes optam por esculturas que representam seus países de origem.

rsz_1sapporo3

Vale a pena também frequentar o festival por vários dias para poder acompanhar as esculturas gigantes irem gradualmente ganhando forma.

Susukino

Em Susukino, as atrações são em sua maioria noturnas e nele encontram-se, normalmente, mais de sessenta esculturas feitas em gelo, no lugar da neve.

E se o visitante chegar nos primeiros dias pode presenciar os escultores atacando enormes blocos de gelo com motosserras e outras ferramentas elétricas. Até o final da noite cada bloco se transforma em uma obra de arte parecida com o cristal.

rsz_sapporomiss

Em Susukino também acontece o concurso de beleza para o título de Miss “Ice Queen”, onde as candidatas desfilam sempre com muitas roupas e chapéus para enfrentar as baixas temperaturas.

A vida noturna de Susukino é bem movimentada com muitos bares feitos de gelo e luzes néon iluminando todo o local, além das esculturas.

Tsudome

Tsudome, que fica cerca de dez quilômetros de Odori, é um centro esportivo, que além de cerca de vinte e cinco esculturas de neve, abriga várias atrações para as crianças e os esportistas.

rsz_sapporo5

rsz_sapporo6

Distâncias 

A rota entre Sapporo e Tóquio é uma das mais movimentadas do mundo, são quase nove milhões de passageiros por ano que se dirigem para esta região em busca de suas atrações na neve.

O acesso para a maioria dos japoneses à Sapporo é de avião. E partindo de Tóquio, são cerca de nove horas de trem até Sapporo.

Fascinante, não acham?

 

Comentários

Share via