Tokyo Skytree: a torre mais alta do mundo

Inaugurada em 2012, a Tokyo Skytree é uma das grandes atrações turísticas do Japão e ostenta o título de “A torre mais alta do mundo”.

Conheça os detalhes dessa incrível construção arquitetônica, criada para substituir a Tokyo Tower, que estava ficando baixinha e tendo suas transmissões prejudicadas pelos novos e gigantes edifícios da metrópole.

A torre mais alta do mundo

Com altura de 634 metros, a Tokyo Skytree é a torre de transmissão mais alta do mundo e foi projetada para alcançar esta marca. Seus 24 metros finais foram acrescentados para superar a chinesa Canton Tower, que havia sido finalizada com 610 metros.

rsz_skytree_sumidagawa

A Tokyo Skytree foi planejada pelo Tobu Railway, um grupo de seis estações de radiodifusão, chefiado pela emissora pública NHK.

Tecnologia e Tradição

A Tokyo Skytree foi construída na tradicional região de Asakusa, um bairro popular muito frequentado por turistas, próximo ao rio Sumida.

Ao olhar para a Skytree pode-se ver uma estrutura triangular em sua base, que vai gradualmente passando para a forma cilíndrica até o seu topo.

rsz_skytree2

Este projeto faz com que a torre tenha uma aparência levemente torcida e foi baseado em métodos tradicionais da arquitetura japonesa, com vigas convexas chamadas de mukuri e vigas côncovas, chamadas de sori.

O projeto da torre também foi buscar inspiração no pagode de cinco andares do Templo Horyuji, construído no século VIII em Nara, ao incluir uma espessa coluna no centro da torre, para torná-la altamente resistente aos terremotos.

Vista para o Monte Fuji

Cerca de 300 metros acima do solo, o primeiro observatório da torre é composto por cafés e restaurantes, em um espaço que comporta cerca de 2.000 pessoas. Cada um dos três andares desse observatório são progressivamente mais espaçosos e possibilitam a visualização ampla da paisagem circundante.

rsz_skytreedetalhe

rsz_1skytreedetalhe2

A 450 metros, encontra-se o segundo observatório, que orgulha-se por ostentar o título de o mais alto observatório do Japão, construído pelo homem. Dele é possível ter uma visão total de Tóquio e até do Monte Fuji, se o dia estiver claro.

rsz_skytree

Térreo e arredores

No térreo, a Skytree possui um amplo complexo com mais de 300 lojas, souveniers, restaurantes, um gigantesco aquário e um planetário.

Quem quiser conhecer os arredores e observar a Tokyo Skytree por outros ângulos, uma vista pictórica pode ser obtida da ponte Jikkenbashi, ou através de um passeio de barco pelo rio Sumida, de Asakusa, importantes pontos turísticos da região.

rsz_skytree1
A Tokyo Skytree muda constantemente as cores de sua iluminação. Na maioria das vezes, para homenagear alguma data festiva ou evento do Japão ou do mundo.

Nos arredores da Tokyo Skytree, os bairros de Oshiage, Hikifune e Mukojima ainda carregam uma atmosfera nostálgica com seus artesanatos tradicionais, com os Edo Kiriko, vitrais com mais de 200 de história.

Mas atualmente, após a inauguração da Skytree, novas lojas e produtos exclusivos surgiram para celebrar a torre, com pratos, sobremesas e bebidas preparadas em formas cônicas como a gigantesca arquitetura da Tokyo Skytree.

É realmente uma linda obra arquitetônica! Você concorda?

 

 

 

 

 

 

Comentários

Share via