10 máscaras tradicionais e atuais do Japão

O Japão é um país que possui um grande repertório de máscaras tradicionais do teatro e cultiva o hábito de criar constantemente novas representações de máscaras atuais.

Conheça 10 máscaras tracionais e atuais muito populares no Japão.

Máscaras tradicionais e atuais

O Japão gosta muito de máscaras. Nas grandes cidades, as pessoas usam máscaras médicas ao primeiro sinal de alergias e resfriados.

E por razões práticas, alguns japoneses admitem que gostam da sensação de privacidade que as máscaras cirúrgicas oferecem em uma cidade lotada.

Isso talvez justifique por que além das máscaras médicas modernas, o Japão possui uma rica tradição em máscaras que remontam aos primeiros registros de sua história. Além das máscaras representantes da cultura pop, com seus personagens de mangás e anime entre outras.

Entre as mais conhecidas máscaras japonesas, estão:

1 – Máscaras de samurai

Os samurais usavam máscaras durante a batalha conhecida como Mempo. Essas máscaras eram criadas tanto para proteger o rosto, quanto para assustar o inimigo.

As máscaras de samurai eram criadas por artesãos, especialmente para atender à personalidade e às preferências de cada samurai.

2 – Máscaras de Kendo

Kendo significa, literalmente, “caminho da espada” e trata-se de uma arte marcial japonesa que envolve espadas de bambu e armadura protetora.

A máscara da armadura é conhecida como “men” e é fixada ao pescoço e no ombro da armadura.

3 – Hyottoko

Hyottoko é um espírito mítico representado por uma máscara. As histórias do Hyottoko variam bastante de acordo com a região do país.

Em algumas regiões Hyottoko era um menino com uma cara engraçada que poderia produzir ouro a partir de seu umbigo. Porém, em todas variantes do mito, Hyottoko é um espírito portador de sorte e possui uma cara engraçada.

Hyottoko desempenha diversos papéis em danças tradicionais como um palhaço ou como uma figura com atitudes loucas.

4 – Okame

Okame é essencialmente a versão feminina de Hyottoko. Os dois têm rostos engraçados e muitas vezes são vistos juntos como um par.

Okame é geralmente vista como uma deusa que generosamente espalha a boa sorte. É comum ter máscaras de Okame gigantescas nos festivais.

5 – Oni

Oni pode ser um demônio ou, genericamente, um ogro japonês. Representam criaturas maldosas e assustadoras. No entanto, as máscaras de Oni variam do cômico para incrivelmente temível.

No feriado Setsubun, pais e mães de todo o Japão costumam colocam uma máscara Oni para tentar assustar as crianças. As crianças por sua vez assustam o Oni e o afastam atirando-lhe feijões em uma tradição chamada “mamemaki”, que significa, literalmente, “jogar feijão”

6 – Hannya

Hannya são demônios fêmeas representados de forma muito parecida com o Oni e com chifres. As máscaras de Hannya são usadas no tradicional teatro Noh. Elas são geralmente retratadas como personagens extremamente temíveis e ciumentas.

7 – Máscaras Noh

Noh é um tipo de teatro tradicional japonês que além da dramaticidade, envolve também a música. Todos os papéis do Noh foram historicamente desempenhados por homens. As personagens femininas e os homens velhos eram representados com máscaras.

Hoje em dia, as mulheres também representam no Noh, mas as máscaras tradicionais ainda são usadas para os personagens femininos.

As máscaras do Noh são incrivelmente complexas. Pois elas exibem diferentes expressões faciais dependendo do ângulo a partir do qual elas são vistas. Em alguns casos, uma pequena alteração de ângulo exibe uma face com expressão completamente diferente.

8 – Animegao

Animegao significa, literalmente, “cara cômica” e são máscaras projetadas para se parecerem com personagens de anime e mangá. Elas são cada vez mais populares entre cosplayers do mundo todo, principalmente no Japão.

9 – Máscaras Kappa

Kappa são monstros de rio, que atacam nadadores e gostam de desafiar os seres humanos em lutas de sumô. Eles são, geralmente, maus, mas são seres de que mantêm suas promessas.

As máscaras Kappa são relativamente raras. É mais comum que eles sejam representados na forma de estátuas.

10- Kitsune

Kitsune é uma palavra japonesa que significa raposa. De acordo com as tradições do Japão, as raposas são mensageiras da deusa Inari. Na mitologia japonesa, os próprios deuses podem aparecer como raposas.

Em outras histórias, as raposas podem aparecer como mulheres bonitas para enganar os humanos.

As máscaras de Kitsune desempenham papéis em diversos festivais que celebram estes velhos mitos.

Já conheciam essas máscaras? Gostaram?

Comentários

Share via