Doraemon: o personagem de anime mais popular do Japão

Não, não é o Pikachu. O personagem de anime mais popular do Japão, em primeiríssimo lugar, é o gato robô Doraemon, seguido pelo Astro Boy em segundo lugar.

Conheça um pouco mais sobre esse cativante gatinho sem orelhas, sua história, habilidades e sua influência na cultura japonesa.

Doraemon: O Gato do Futuro

Doraemon é um personagem de mangá criado por Fujiko Fujio em 1969, que mais tarde foi transformado em um anime de muito sucesso.

Museu Fujiko F. Fujio

Conhecido no Brasil como “Doraemon: O Super Gato”, na versão de 1979 e “Doraemon: O Gato do Futuro”, na versão de 2005.

A maior parte dos episódios de Doraemon são humorísticos e carregam lições  sobre valores morais, sociais e ecológicos.

Viajante do tempo

Doraemon foi enviado de volta no tempo para os dias atuais para ajudar um garoto  chamado Nobita com seus problemas.

Foi o bisneto de Nobita que mandou Doraemon de volta. Pois os erros de Nobita causaram problemas para sua futura família e seu bisneto achava que Doraemon poderia ajudar.

Por que Doraemon não tem orelhas?

Doraemon não tem orelhas porque foi atacado por um rato. Conseqüentemente, ele tem medo de ratos. No entanto, ele não tem problemas para ouvir.

Bolso da quarta dimensão

Doraemon tem um bolso a partir do qual ele pode produzir gadgets (dogu) do futuro. Milhares de gadgets já foram apresentados no anime e no mangá Doraemon.

Gadgets

O gadget mais conhecido é um helicóptero de bambu (taketombo) em um pequeno chapéu que permite voar.

A porta dokodemo é mais um dos gadgets famosos de Doraemon. Ela permite viajar para qualquer lugar ao ser atravessada.

Dorayaki

O nome de Doraemon pode ser traduzido literalmente como “gato disperso”. No entanto Doraemon ama dorayaki e a série faz um trocadilho com o em seu nome e seu alimento favorito.

Dorayaki é uma sobremesa japonesa que consiste essencialmente em duas panquecas com pasta de feijão vermelho doce no meio.

Doraemon, certamente, durante todos esses anos tem ajudado a promover as vendas dorayaki no Japão.

Roteiro

A maioria dos episódios do Doraemon seguem mais ou menos a mesma fórmula. Nobita, uma criança comum, entra em algum problema, como por exemplo, ele muitas vezes tem problemas com um valentão do bairro.

Então, Nobita sempre procura Doraemon para ajudar a resolver seu problema. Normalmente, Doraemon fornece bons conselhos. No entanto, Nobita está sempre à procura de uma solução urgente e pressiona Doraemon para achar essa solução rápida.

Após alguma hesitação, Doraemon oferece uma solução rápida, com o auxílio de um gadget. Por fim, Nobita geralmente fica em apuros com o gadget, e alguma lição é aprendida.

Impacto Cultural

O mangá Doraemon tem sido um sucesso desde 1969 e já vendeu mais de 100 milhões de cópias.

É difícil calcular o quanto os japoneses gostam de Doraemon, assim como o impacto que ele já exerceu na cultura japonesa.

No Japão, o programa de televisão foi exibido de 1979 a 2005 e foram produzidos 1.787 episódios.

Doraemon é muito popular entre todas as gerações de japoneses, além de ser bem conhecido também em toda Ásia.

Doraemon passou a ser o sonho de todas as crianças do Japão para ajudá-los com seus problemas. E mesmo como adultos, muitos japoneses já desejaram ter uma porta mágica dokodemo ou o bolso deste simpático gatinho.

Em Março de 2008, o ministério estrangeiro do Japão nomeou Doraemon como o primeiro “embaixador do anime” do país.

O orador do ministério explicou que a decisão foi uma tentativa de ajudar as pessoas em outros países a compreenderem melhor o anime japonês e a aprofundar seus interesses na cultura japonesa.

Em 2002, Doraemon foi aclamado como um herói asiático em uma reportagem especial da revista Time Ásia.

Doraemon foi um dos convidados para a apresentação japonesa durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, criando uma tubulação para que o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, trajado como Super Mario Bros, pudesse chegar ao Rio de Janeiro a tempo.

Tudo indica que o gato robô Doraemon será ainda mais popular durante as Olimpíadas de Tóquio, você concorda?

Comentários

Share via