Fundoshi: a roupa de baixo masculina que é usada em público, até em Tóquio

O fundoshi é uma roupa de baixo masculina que pode ser usada em público durante os festivais e é muito comum serem vistas às centenas nas equipes mikoshi em plena Tóquio.

Os japoneses são famosos pelo hábito de manterem as tradições, desde os rituais e comemorações até alguns itens do vestuário.

Conheça o fundoshi, uma peça íntima masculina que é tranquilamente usada pelas ruas durantes os festivais japoneses.

O que é o fundoshi

Um fundoshi é uma roupa de baixo masculina tradicional do vestuário japonês que pode ser encontrado nos primeiros registros históricos do Japão.

No século IXX era a principal roupa de baixo dos homens e era também usado como um shorts, por trabalhadores e motoristas de riquixá.

Riquixá, em 1886 (com motoristas vestindo calças)

Fundoshi e mikoshi

Como toda metrópole, Tóquio é uma cidade formal, onde podem ser vistos muitos homens em sua rotina de trabalho trajando ternos pretos. Portanto, sair pelas ruas vestindo bermudas ou shorts pode dar, para maioria deles, a sensação de que estão nus ou quase, mesmo no calor úmido do verão japonês.

No entanto, durante os festivais, de repente as ruas de Tóquio se enchem de fundoshi e muitos homens que jamais usariam shorts na cidade são vistos nesses trajes íntimos, porque o fundoshi é um símbolo tradicional da cultura japonesa.

Isso ocorre também porque o mikoshi é um ritual tradicional realizado nas ruas japonesas como parte dos festivais.

Nos tempos antigos, os deuses xintoístas eram carregados pelas ruas para purificar as cidades japonesas. Essa é uma tradição que teve seu início em anos desesperados de epidemias e desastres.

Existem três modelos diferentes de fundoshi

Então, um pesado andor era construído para transportar os deuses. Portanto, como sacrifício não é raro que até hoje esse andor pese muito quilos. Eles são projetados para desafiarem fisicamente a equipe mikoshi, e quem se inscreve para carregá-lo sabe que irá sofrer muito.

Assista ao vídeo abaixo, do youtuber canadense David, que vive em Tóquio e registrou como é vestir um fundoshi e participar de uma equipe de mikoshi durantes os festivais.

Por que o fundoshi?

Para os japoneses, o fundoshi tende a ser associado com os feitos de força e resistência, como transportar o mikoshi ou nadar nas águas geladas durante o inverno.

É um pouco raro usar o fundoshi sozinho, por isso é mais comum ser usado em equipe, como entre as pessoas diretamente envolvidas em um matsuri (festival).

Porém, o que os lutadores de sumô usam no ringue não é um fundoshi, mas algo chamado mawashi, que tem um cinto pesado preso a ele.

Fundoshi para mulheres

Historicamente, era raro as mulheres usarem fundoshi. No entanto uma notável exceção foram as coletoras de pérolas, mergulhadoras do estilo livre de mergulho, conhecidas como Ama. Porém, as Ama modernas não usam mais esse tipo de tanga.

Duas ama da década de 1950

Nos últimos anos, surgiram algumas roupas íntimas que por vezes são comercializadas como fundoshi feminino, mas são bastante diferentes do fundoshi tradicional.

Você usaria um fundoshi?

Comentários

Share via