O que uma gueixa faz em seu dia-a-dia

Vista como uma figura bela e misteriosa, muitos admiradores se perguntam o que uma gueixa faz em seu dia-a-dia.

Confira a seguir como é a rotina desta emblemática mulher japonesa.

O que é uma gueixa?

gueixa é uma artista profissional que possui amplos conhecimentos sobre a estética japonesa e ajuda a manter vivas as tradições culturais do Japão.

As gueixas podem ser vistas em todo o Japão, mas seus costumes diferem bastante de um lugar para o outro.

Gueixa tocando Shamisen

A gueixa de Quioto, cidade de origem das gueixas, conhecida como geiko talvez seja a representante mais sofisticada e elegante dentro da cultura das gueixas, pois em Quioto existe um sistema de treinamento e regimento para gueixas.

O que uma gueixa de Quioto faz em seu dia-a-dia

A figura da gueixa ainda está sujeita a muitos mal-entendidos, exageros e mitos, e são um mistério até mesmo para os japoneses.

Porém, a vida como uma gueixa é diferente de uma casa de gueixa para outra.

O dia-a-dia da vida de uma gueixa inclui atividades como:

Maquiagem e quimono

Tanto a gueixa, quanto a aprendiz de gueixa, conhecida como maiko, têm uma rotina de vestimenta difícil, que envolve uma maquiagem complexa, penteados elaborados e quimono.

É necessário um tempo considerável para uma gueixa se preparar todas as manhãs.

Os turistas e visitantes de Quioto podem experimentar todo este processo em uma das várias lojas locais que oferecem uma maquiagem realista de maiko ou de gueixa. Leva cerca de uma hora e custa até 50.000 ienes.

Relacionamentos e Okiya

As gueixas vivem sob um contrato com uma Okiya, ou seja, uma casa de gueixas.

A Okiya é administrada por uma proprietária que a gueixa chama de Oka-san, que significa, literalmente, mãe, e mantêm seus relacionamentos e status dentro da rede social da Okiya.

Uma gueixa bem-sucedida conhece um grande número de pessoas e em muitos casos, são empresários e líderes políticos. Isso ajuda a manter uma boa frequência nas casas de chá, apesar dos preços altos desses estabelecimentos.

Jogos tradicionais

As gueixas podem ser convidadas para visitar um clube de cerimônia de chá ou para entreter os convidados de um ryokan (hotel tradicional) de luxo.

Esses eventos não são estritamente femininos, mas tendem a atrair principalmente mulheres e são, geralmente, na parte da tarde, podendo envolver alguma apresentação ou alguns momentos para jogos tradicionais do Japão.

Ensaios e festivais

As gueixas, muitas vezes, estão envolvidas em várias apresentações, tanto em teatros quanto em festivais ao longo do ano, e para isso precisam praticar e ensaiar com vários meses de antecedência.

As gueixas são muito ligadas à vida cultural de Quioto e aos grandes festivais da cidade.

Cerimônia do chá

A Cerimônia do Chá é uma atividade cultural muito importante no Japão. Nela se concentra a estética da preparação, o modo de servir e apreciar o chá. E as gueixas são muito bem treinadas nesta arte, sendo esta uma das suas principais disciplinas.

Quase celebridade

As gueixas, sendo um símbolo do Japão, são muito fotografadas e possuem um status de semi-celebridade, atraindo multidões de fotógrafos, tanto japoneses quanto estrangeiros.

Nos últimos anos, as gueixas têm se queixado dos fotógrafos estrangeiros que se tornaram implacáveis paparazzi em suas táticas. No entanto, as gueixas, geralmente, mostram uma graça extrema para lidar com essas situações difíceis.

Ochaya

As gueixas entretêm seus clientes em um Ochaya, que significa “casa de chá”, mas são essencialmente restaurantes e bares. Os Ochaya estão entre os lugares mais caros do Japão para se beber à noite.

A gueixa age como anfitriã no Ochaya, servindo bebidas para os hóspedes e entretendo-os com música, dança, jogos e conversas.

No passado, era comum que as empresas pagassem para um cliente por esse caro entretenimento. Porém, recentemente, as empresas japonesas estão sujeitas a leis anticorrupção que exigem relatórios de despesas com entretenimento, e como resultado, as gueixas estão se tornando menos acessíveis.

Por outro lado, na última década, as gueixas passaram a fazer muito mais aparições públicas e o  seu mundo ilusório tornou-se mais conhecido.

Festas particulares ou grandes eventos

As gueixas são, muitas vezes, contratadas para se apresentarem em festas privadas, em algum ryokan ou restaurante com salas privadas, ou ainda, nos kaiseki (banquetes) de estabelecimentos.

As gueixas também participam de grandes eventos, com centenas de convidados. Além de também se apresentarem para grandes grupos de turistas.

Posar para fotografias

As gueixas são surpreendentemente graciosas ao aceitarem pedidos educados para posar para uma foto e, geralmente, inclinam um pouco a cabeça nas fotografias.

Treinamento da maiko e trabalho da gueixa

Dentro de um Okiya, a gueixa vive uma hierarquia militar, com fileiras e distintivos. A aprendiz de gueixa, ou maiko, é orientada pela gueixa completa em tudo, desde a cerimônia do chá até às habilidades sociais.

Como uma maiko atinge níveis em seu treinamento, existem penteados diferentes. A cor de suas alças do sapato também mudam com o avanço e por último o seu colarinho, que será branco quando se tornar uma gueixa completa.

A partir de então a gueixa trabalha muito, para buscar um ideal estético que quase desapareceu no passado ou através de suas brilhantes performances.

Comentários

Share via