Sunamushi: um banho de areia quente na cidade balneária de Beppu

A cidade litorânea de Beppu é um importante balneário de águas termais do Japão, que oferece, além das águas quentes, um terapêutico banho de areia conhecido como sunamushi.

Conheça um pouco mais desta curiosa cidade turística e suas principais atrações, como as águas geotermais e seu banho de areia.

Beppu

Beppu é uma cidade litorânea na Ilha de Kyushu, que é conhecida por sua grande quantidade de fontes termais.

Beppu possui mais fontes de águas quentes do que qualquer outro local no Japão.

A cada dia, a cidade produz cerca de 130.000 toneladas de água geotermal, ricas fontes de água mineral quente, perdendo apenas para Yellowstone National Park, nos Estados Unidos, em termos de volume diário de água geotérmica.

Onsen

Beppu abriga mais de 100 piscinas de águas quentes no estilo japonês, conhecidas como onsen. Além dos ryokan (pensões tradicionais) e hotéis da cidade.

A qualidade do onsen pode ser um fator importante na escolha de um hotel em Beppu. Nos mais sofisticados é possível obter um onsen particular no quarto.

Muitos hotéis abrem seu onsen ao público cobrando uma taxa. Outros estão disponíveis apenas para seus hóspedes.

Além dos hotéis, muitas casas de banho da cidade e nos arredores estão abertas ao público. Basta procurar pelo kanji para água quente “湯”, muitas vezes escrito em hiragana como “ゆ”. Estes caracteres solitários são usados frequentemente para indicar um onsen em bandeiras e placas.

O onsen também pode ser identificado pelo vapor que escapa das chaminés ou da frente desses estabelecimentos. O vapor sai de cerca da metade dos edifícios da área central de Beppu.

Infernos de Beppu

Oito fontes termais, conhecidos como jigoku, de Beppu que são particularmente e visualmente deslumbrantes, são também muito quentes e perigosas para o banho, mas são considerados locais de interessante beleza cênica.

Esses oito jigoku são conhecidos como os infernos de Beppu e têm temperaturas que variam de 50 a 99,5° graus Celsius.

Banho de areia em Beppu

O banho de areia da praia de Beppu fica em um local onde as areias são aquecidas naturalmente pelas águas com bicarbonato de sódio.

Os moradores de Beppu têm o costume de se enterrarem nessas areias há séculos. Pois além da atração servir como um spa natural, acredita-se que esse procedimento tem poder curativo para uma grande variedade de doenças.

Vários onsen de Beppu oferecem os banhos de areia quente. Porém, o banho de areia original da cidade está na praia Shoningahama, um local onde as areias são naturalmente aquecida por águas termais.

Os turistas do Japão se dirigem para este local desde o período Edo para serem enterrados na areia. Em 1986, a cidade construiu uma estrutura pequena, porém completa, para o banho de areia na praia, contando com chuveiros.

Sunamushi

O sunamushi, ou banho de areia, é relativamente raro no Japão e mesmo o país tendo mais de 10.000 fontes termais, o sunamushi ocorre em menos de 50 destas fontes.

Portanto, a cidade de Beppu é considerada uma privilegiada por poder oferecer o banho de areia, entre outras atrações do local.

Como é o banho de areia

O banho de areia de Beppu é bem cuidado e as pessoas são bem orientadas durante o processo.

Inicialmente, a pessoa veste um yukata, depois é enterrada nas areias quentes, ficando o tempo suficiente para suar um pouco.

Antes disso, uma equipe controla a temperatura da areia, misturando as areias quentes e profundas com a camada mais superficial e fria.

Um bloco de madeira e uma toalha são colocados sob a cabeça do enterrado e um guarda-chuva e colocado acima, para manter os olhos da pessoa fora do sol.

Apesar da aparência um pouco claustrofóbica, o volume da areia sobre o corpo é leve o suficiente para a pessoa sair sozinha se quiser.

O yukata, os chuveiros e sabonetes são oferecidos pelo local. É possível também alugar toalhas para as pessoas que não levam.

Beppu é uma cidade muito interessante, concorda?

Comentários

Share via