Todo japonês é um samurai: 3 fatos curiosos sobre os samurai

Conheça 3 fatos curiosos sobre os samurai, esses importantes soldados da sociedade feudal do Japão.

O que era um samurai

Samurai (侍) era um soldado da aristocracia do Japão durante o período entre 930 e 1877, aproximadamente, que seguia um código de honra chamado Bushido.

Nasu no yoichi, Samurai of genji side

Os samurai se tornaram a classe dominante do Japão em 1185, com a fundação do primeiro xogunato por Minamoto no Yoritomo.

Com a restauração Meiji, em 1868, os samurai perderam o poder para o imperador e declinaram rapidamente, sendo perseguidos até o extermínio, que ocorreu após o fim da Rebelião Satsuma, nove anos depois.

Suas principais características eram a grande disciplina, lealdade e sua grande habilidade com a katana (sabre).

Conheça agora três fatos curiosos sobre os samurais.

1 – Todo japonês é samurai

Os samurai foram a casta guerreira do Japão, que dominou o poderio militar japonês dos séculos XII ao XIX.

No auge destas épocas, os samurai representavam 10% da população japonesa.

Se pararmos para analisar essa informação, chegaremos a conclusão de que, no Japão, toda família teve um pai, dois avós, quatro bisavós e oito bisavós. E quanto mais nos distanciamos da época atual, maiores são as possibilidades de quase todas as familias japonesas terem alguma herança samurai.

Mulher samurai

A admiração pelo seu passado faz com que muitos japoneses, cientes de sua herança samurai, secretamente se veem como um samurai moderno.

2 – Os últimos samurais foram para Nova York e foram fotografados

Em 1854, os Estados Unidos forçaram o Japão a abrir-se à influência norte-americana, aos missionários e ao comércio, com a diplomacia dos canhões. Na época, o Japão ainda era uma sociedade feudal administrada pelo Xogum Tokugawa.

Antes da abertura, em 1860, o Japão enviou diplomatas aos Estados Unidos, para conversações.

Na sociedade feudal do Japão, o escolhido para executar o trabalho diplomático era o samurai.

Grupo samurai, 1868

Um total de 70 samurai fizeram suas malas e se dirigiram para Nova York. Eles foram os primeiros japoneses a deixarem o Japão após mais de 200 anos.

1862

A primeira fotografia tirada no Japão foi tirada um ano depois, em 1861. Em poucos anos, todos estavam tirando fotos, diplomatas europeus, missionários americanos e japoneses, e o período Edo do Japão pode ser capturado em filme.

1873

Esta é uma das primeiras fotos de samurai (1860) tirada dentro do próprio Japão.

1860

Esta foto é de um pouco mais tarde, em 1870. Nesta época, as mudanças estavam a caminho e dando fim à classe militar dos samurai.

1870

3 – O forte Goryokaku foi o local da última batalha samurai

O forte Goryokaku (五 稜 郭) foi o local da última batalha samurai entre o exército do Japão (do imperador) e o Xogum de Tokugawa.

Quando o Exército do Japão tomou o forte, marcou o início da era Meiji e fim dos samurai.
O forte Goryokaku é um grande forte no estilo europeu em formato de estrela, com paredes baixas e espessas que o protegiam do fogo dos canhões e um fosso amplo que o protegia da escalada da infantaria.

Sua forma de estrela é projetada para reduzir o número de pontos cegos dos canhões do forte.

Hoje, o forte Goryokaku é um parque aberto ao público e o melhor local de Hakodate, província de Hokkaido, para o hanami (visualização das cerejeiras) e igualmente encantador com as cores do outono.

No forte, há uma torre de visualização de 107 metros de altura e em frente ao parque, no centro do forte, existe um escritório (reconstruído), onde era a sala de guerra do Xogum, onde ele planejou sua última estratégia contra o Imperador e  que também oferece uma vista espectacular do forte.

Registros incríveis!

Comentários

Share via