Fujisan no hi: 10 lugares fantásticos para apreciar o Monte Fuji

O Monte Fuji, ou Fujisan, como também é chamado, é uma das montanhas mais conhecidas do mundo e uma das principais referências do Japão. Além de ser o pico mais alto do país com 3.776 metros de altitude, seu valor cultural e religioso é imenso. A montanha possui até uma data comemorativa em sua homenagem, o Fujisan no hi (Dia do Monte Fuji).

O dia escolhido foi 23 de fevereiro (2/23) devido a semelhança fonética entre a data e o nome da montanha: Fu(2) Ji (2) San (3). Trata-se de um feriado regional promulgado em dezembro de 2009 pela prefeitura de Shizuoka.

Nesse dia, há vários eventos especiais como a queima de fogos de artifício no Oike Park, localizado no Lago Kawaguchi, além da exibição de velas no lago. Você pode acessar mais informações no site.

No entanto, há outras formar de apreciar o Monte Fuji e que podem ser feitas em qualquer época do ano. Uma delas, é subir a montanha e admirar a paisagem do alto do seu cume. Essa é uma boa opção para o verão, já que nessa estação nem sempre é possível ter uma boa visibilidade do Monte Fuji devido às nuvens baixas.

Já, se você quiser ter uma visão panorâmica da montanha, existem muitos locais de onde é possível ter uma boa vista do Fujisan. Para isso, os meses de outubro e março são os ideiais, pois o Fujisan pode ser visto claramente, mesmo à distancia.

Confira alguns dos lugares com a melhor vista para o Monte Fuji.

1 – Lago Kawaguchiko

O Lago Kawaguchiko, que faz parte da região dos Cinco Lagos, é conhecida por suas estâncias termais (onsen), excelentes hotéis no estilo ryokan e ótimos restaurantes. É por isso que muitos aproveitam para apreciar o Fujisan a partir de um banho de onsen.

(Crédito: Divulgação)

O reflexo da montanha pode ser visto no lago. E na hora e no lugar certo, é possível ver o raro “Double Diamond Fuji”, no qual o sol se coloca sobre o cume e reflete no lago.

2 – Hakone

Hakone é um destino conhecido por possuir uma boa variedade de onsen e ryokan. Um dos locais mais tradicionais é a área de Moto Hakone, que fica ao longo da margem sul do Lago Ashinoko, oferecendo uma vista clássica do lago em combinação com o Monte Fuji ao fundo.

Vista do Monte Fuji pelo Moto Hakone em um dia ensolarado. (Crédito: Where is Fat Boy)

O Fujisan também pode ser apreciado através do teleférico que leva até Owakudani, uma região de intensa atividade vulcânica com muitas águas termais.

3 – Kamakura

(Crédito: Prince Hotels)

Kamakura é uma cidade costeira que fica à cerca de uma hora ao sul de Tokyo. A região é conhecida pelo Grande Buda (Daibutsu ou Great Buddha of Kamakura), templos, santuários, atrações históricas e praias de surfe. Há uma boa vista do Monte Fuji através das praias de Kamakura.

4 – Fuji Shibazakura Festival

(Crédito: Divulgação)

O Festival Fuji Shibazakura é realizado entre os meses de abril e maio no Fuji Motosuko Resort, a três quilômetrso ao sul do Lago Kawaguchiko. O cenário de 800 mil flores Shibazakura com o Monte Fuji ao fundo é espetacular.

5 – Fuji Q Highlands

(Crédito: Divulgação)

O Fuji Q Highlands, localizado na província de Yamanashi, é um grande parque de diversões que possui algumas das montanhas-russas mais rápidas, mais altas, mais longas e mais íngremes do Japão. Que tal se divertir e ao mesmo tempo ver o Monte Fuji a partir de uma montanha-russa caindo a 172 km/h?

6 – Chureito Pagoda

(Crédito: Divulgação)

O Chureito Pagoda é um pagode (termo em português que se refere a um tipo de torre com múltiplas beiradas) de cinco andares com um vista espetacular para o Monte Fuji. O pagode é parte do Santuário de Arakura Sengen, construído como um memorial da paz em 1963.

7 – Iyashi no Sato

(Crédito: Divulgação)

Localizada perto do Lago Saiko e em frente ao Monte Fuji, o Iyashi no Sato foi uma antiga vila que foi destruída por um deslizamento de terra em 1966. Em 2000, alguns antigos aldeões e a prefeitura decidiram reconstruir o local como um museu a céu aberto recriando uma aldeia tradicional japonesa. Nesse lugar as pessoas não só podem desfrutar de uma volta ao passado, como também, da linda vista do Monte Fuji.

8 – Gotemba

(Crédito: Divulgação)

Gotemba é uma cidade perto do Monte Fuji, conhecida por seu grande centro comercial ao ar livre com cerca de 200 lojas, 50 restaurantes e uma roda gigante.

9 – Tokyo Sky Tree

(Crédito: Divulgação)

Um dos lugares famosos para se ver o Monte Fuji de Tokyo é o Sky Tree. Em um dia claro, você pode ter uma visão razoavelmente boa do Fujisan, considerando que Tokyo fica a cerca de 100 kilômetros da montanha.

10 – Bunkyo Civic Center

(Crédito: Divulgação)

O Bunkyo Civic Center, em Tokyo, é um edifício governamental. Em dias claros e ensolarados, a partir do observatório que fica no 25° andar, é possível ter uma boa vista do Monte Fuji por detrás dos arranha-céus do distrito de Shinjuku.

 

Independente da forma e do lugar que você escolha para apreciar o Monte Fuji, você não pode ir ao Japão sem vê-lo! Mas caso você não tenha essa oportunidade tão cedo, os sites Fujigoko.tv e Japanlivecams disponibilizam imagens em tempo real do Monte Fuji a partir de diversos locais. Nada comparado a experiência real, mas é um recurso interessante.

 

 

Fonte: Japan Talk, Japan Guide

Comentários

Share via