Muita neve e gelo: Festival de Inverno de Asahikawa

Em 2017, do dia 7 ao 12 de fevereiro, acontece o Festival de Inverno de Asahikawa, em Hokkaido, com muita neve, gelo, luzes, comidas e atrações para as crianças.

Conheça este que é um dos melhores festivais de inverno do Japão e o principal concorrente do Festival de Neve de Sapporo, na cidade vizinha.

Festival de Inverno de Asahikawa

Asahikawa é a segunda maior cidade na ilha de Hokkaido, no norte do Japão.

O Festival de Inverno Asahikawa (Asahikawa Winter Festival) quase sempre ocorre ao mesmo tempo em que ocorre o grande Festival de Neve de Sapporo (Sapporo Snow Festival).

O Festival de Inverno de Asahikawa é bastante popular entre os habitantes da região, mas não recebe tanta atenção internacional quanto o Festival de Neve de Sapporo.

Asahikawa e Sapporo estão próximas, mas possuem uma intensa rivalidade de neve.

Asahikawa vs Sapporo

É comum existir uma certa rivalidade entre duas cidades da mesma região, quase sempre, entre a cidade maior e segunda maior cidade.

Na ilha japonesa do norte, Hokkaido, esta rivalidade é entre Asahikawa e Sapporo.

Asahikawa fica ao lado de Sapporo. Sapporo é a maior das duas, e se você, por engano, perguntar a algum morador de Asahikawa se esta cidade é um subúrbio de Sapporo, você estará procurando encrenca.

Mas as cidades decidiram resolver esse conflito de uma forma que os visitantes adoram, elas disputam por quem pode construir as maiores esculturas de neve. E para isso, ambas realizam um grande Festival de Inverno na mesma semana.

Esculturas de neve e gelo

As esculturas de gelo de Asahikawa competem muito bem com as de Sapporo.

Mas, uma característica de Asahikawa é construir esculturas de neve ainda maiores do que as de Sapporo. Na verdade, Asahikawa já entrou até para o livro dos recordes, o Guinness World Record, com a maior escultura de neve do mundo, uma réplica de 30 metros de altura do Castelo de Sumon, construída em 1994.

Asahikawa convoca as forças de defesa do Japão para ajudar a construir as principais esculturas de neve do evento.

Assista ao vídeo com um trecho da abertura do Festival De Inverno de Asahikawa, em 2016.

Atrações para as Crianças

Por ser um festival da região, o Festival de Inverno de Asahikawa possui um ambiente bem familiar, um tanto diferente do badalado Sapporo Yuki Matsuri. Portanto, existem muitas atividades para as crianças.

A principal escultura de neve possui, frequentemente, um gigante escorregador de gelo. Existem também, competições e pequenos passeios no parque, entre outras diversões para os pequenos.

As crianças do festival também se envolvem na criação de bonecos de neve para o festival e parece que a cidade inteira foi invadida por bonecos de neve.

Comidas do Festival

Outra atração para aquecer o frio intenso são as comidas do festival, com especialidades locais, como o Ramen de Asahikawa e variedades locais de saquê quente, vendidos em locais abertos, igloos e cabanas que vivem lotados.

Uma delícia! Concorda comigo?

Comentários

Share via