Um fato muito pouco conhecido é que até a era Meiji (1868-1912), os homens e mulheres comuns do Japão não tinham sobrenomes.

Esses nomes eram reservados para pessoas em posições de poder, nobreza ou de notável capacidade artística.

Nomes de família

Existem cerca de 100.000 nomes de família no Japão. Muito mais do que em muitos países ocidentais e muito mais do que nas vizinhas Coreia e China.

No entanto, o curioso é que esses 10 sobrenomes que iremos apresentar são incrivelmente comuns, com milhões de pessoas compartilhando exatamente o mesmo nome de família.

As escolhas dos sobrenomes

Na era Meiji houve uma enorme revolução social e cultural no Japão, que não era mais uma ilha isolada se recusando a negociar ou se comunicar com o mundo exterior.

Os novos líderes do Japão impulsionaram o país para o mundo moderno, esforçando-se para competir com os visitantes estrangeiros, as invenções e pensamentos ocidentais muito diferentes.

Com esta nova maneira de pensar houve uma quebra nos sistemas sociais estabelecidos, e todos os plebeus foram obrigados por lei a escolher e registrar um nome de família para si.

Muitos escolheram nomes que já estavam em uso, na esperança de ganhar um pouco mais de credibilidade ao compartilhar um nome daqueles pertencentes à nobreza.

Outros adotaram nomes que refletiam o seu comércio, o papel na sociedade ou simplesmente a região de onde eram. É claro, porém, que havia uma série de favoritos!

Os 10 sobrenomes mais conhecidos

Em ordem ascendente, os sobrenomes japoneses mais comuns hoje, no Japão, são:

10 – Saitō
Pessoas com o sobrenome: 980.000
Escrita: 斉藤
Significado: O primeiro kanji, sai斉, pode ser usado para se referir a uma refeição feita por monges e sacerdotes, mas em termos mais amplos transmite uma imagem de pureza e adoração divina. O segundo, tō 藤 (pronunciado com um longo o) também pode ser lido como “fuji”, e significa glicínia. A inclusão deste kanji sugere conexões históricas possíveis com o clã Fujiwara, e é encontrada em um grande número de nomes de família japonesas.

9 – Kobayashi
Pessoas com o sobrenome : 1.019.000
Escrita: 小林
Significado: “floresta pequena”, usando o pequeno kanji 小 e madeira florestal 林(pronuncia-se ‘hayashi’ ), o nome pode se referir à região de origem do dono do sobrenome.

8 – Nakamura
Pessoas com o sobrenome: 1.059.000
Escrita: 中村
Significado: Literalmente “dentro” ou “do meio” (Naka中), seguido por vila (mura村). Uma pessoa de dentro da aldeia.

7 – Yamamoto
Pessoas com nome: 1.077.000
Escrito: 山本
Significado: Composto por montanha (yama山) e origem (moto本), de uma forma simples, pode-se dizer que é a pessoa da montanha.

6 – Itō
Pessoas com nome: 1.080.000
Escrito: 伊藤
Significado: O primeiro kanji 伊, também é usado para indicar Itália, historicamente falando, 伊 significa literalmente “isso” ou “aquilo”. Juntamente com o kanji mencionado acima para glicínias, 藤, poderíamos deduzir que o nome sugere ligações com o clã Fujiwara, mas pouca. O nome é escrito e pronunciado de forma diferente para “ito” 糸 (que tem um som curto para o “o”), por isso certifique-se de pronunciar claramente o “o” longo no final.

5 – Watanabe
Pessoas com nome: 1.134.000
Escritas: 渡辺 (às vezes渡邊)
Significado: Cruzar ou passar por cima 渡, e “área” ou fronteira 辺.

4 – Tanaka
Pessoas com nome: 1.336.000
Escrita: 田中
Significado: Literalmente “campo de arroz” 田 e “meio/no” 中, o nome vem, provavelmente, daqueles que possuíam ou trabalhavam no “meio do campo” em qualquer cidade ou aldeia.

3 – Takahashi
Pessoas com o sobrenome: 1.416.000
Escritas: 高橋
Significado: “alta” 高 e “ponte” 橋, sugere talvez que as famílias que originalmente escolheram este sobrenome viviam em uma área que passava além de um vale profundo atravessado por uma longa ponte.

2 – Suzuki
Pessoas com o sobrenome: 1.707.000
Escritas: 鈴木
Significado: “árvore do sino”. Suzu 鈴 é um sino redondo pequeno, do tipo de é usado nas coleiras para gatos, e árvores 木.

1 – Satō
Número de pessoas com o sobrenome: 1.928.000
Escritas: 佐藤
Significado: Juntamente com o popular “tō” “藤, encontramos sa 佐, que significa “para ajudar”.
Com estes 10 sobrenomes, aumentam as chances de você se familiarizar com um boa parte da população japonesa, concorda?

Imagem de destaque: Freshnessmag

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários