7 gestos e expressões corporais muito utilizados pelos japoneses

Os japoneses utilizam os gestos das mãos para comunicar de tudo, desde pequenas solicitações até emoções e preferências pessoais.

Conheça alguns dos gestos e expressões corporais mais utilizados pelos japoneses.

Gestos e expressões corporais

Aqueles que visitam o Japão e não falam o japonês, muitas vezes dependem do uso dos gestos das mãos para diferentes situações.

Mas neste país, alguns destes gestos significam o oposto do que aprenderam em seu país de origem.

Aqui estão 7 gestos muito comuns entre os japoneses e seus significados:

1 – Tocando para frente

Quando alguém pede para avançar, você verá este movimento. O gesto da mão usado nesta situação é igual ao da interjeição “xô” que conhecemos aqui no Brasil.

Como é usado

Com a palma da mão para baixo, com os dedos para fora e voltados para frente. Trazendo os dedos para dentro da palma da mão, e depois jogando-os para fora novamente.

O movimento para fora parece mais proeminente, fazendo parecer que eles estão dizendo para você se afastar.

Não se ofenda e siga tranquilamente, esta ordem quando utilizada é apenas para sua segurança e ordem no local.

2 – Contagem

Estes gestos são totalmente o oposto do equivalente ocidental. Para mostrar uma quantidade usando as mãos, geralmente usamos os dedos esticados indicando a quantidade. No entanto, no Japão, são os dedos dobrados que determinam a quantidade.

Como é usado

Um polegar curvado na palma, enquanto outros ficam esticados, indica “um”. O “dois” é indicado com o dedo indicador dobrado sobre o polegar, mantendo os três restantes esticados. Três dedos curvados para a palma indica o “três”, e assim por diante.

3 – Dizendo, indiretamente, “não”

Dificilmente uma pessoa japonesa usa a palavra “não” (“iie”) de forma direta. Na maioria das situações, é considerado direto demais. Por isso que a linguagem corporal é freqüentemente usada em seu lugar.

Por exemplo, se um prestador de serviços não pode atender ao seu pedido, para mostrar arrependimento, muitas vezes eles colocam a mão aberta na parte de trás da cabeça e expulsam o ar através dos dentes (um tipo de respiração acentuada).

Esses movimentos substituem o uso da palavra “não”, esperando que o receptor compreenda a mensagem não dita.

Como é usado

Enquanto muitos funcionários aprenderam a dizer “não” aos estrangeiros para evitar confusão, ao jantar fora ou fazer compras é provavelmente onde se está mais propenso a ver este gesto.

Aparentemente, é mais comum que os homens coloquem a mão na cabeça e que as mulheres balancem uma mão para frente e para trás na frente delas. O som da respiração e o olhar de arrependimento em seus rostos é bem perceptível.

4 – Dando orientações

Se você tem o hábito de apontar com o dedo, talvez no Japão sinta necessidade de frear este hábito.

No lugar de apontar um dedo, os japoneses estendem a mão e movem-se graciosamente em direção ao local ou objeto.

Assemelha-se como quando as pessoas oferecem a comida de um prato. Assim, parece que eles estão gentilmente oferecendo seus conselhos, no lugar de dar ordens.

Como é usado

A palma virada para cima e com o cotovelo dobrado (como um garçom carregando uma bandeja), estende-se o braço para fora, indicando a direção proposta.

5 – Referindo-se a si mesmo

Se um japonês coloca o dedo indicador sobre o nariz, não está tentando fazer você rir, ou dizer que há comida em seu rosto. Esta é uma maneira de dizer “eu”.

Como é usado

Levantando o dedo indicador até a ponta do nariz durante uma conversa.

6 – Usando o sinal de paz

O sinal de paz, do “V” do dedo, é usado brincando, por jovens e fãs da cultura pop japonesa. Alguns dizem que serve como uma sugestão visual, para fazer as pessoas sorrirem para fotografias.

Como é usado

Palma virada para fora em direção à câmera, dois dedos para cima para criar uma forma “V” com outros dedos dobrados na palma. O braço pode ser esticado na frente ou dobrado ligeiramente, aproximando o V dos olhos.

7 – Saudações e adeus

Não é costume dos japoneses apertarem as mãos ou se beijarem na bochecha para se cumprimentarem.

É mais comum vê-los curvar-se levemente ou oferecer um cartão de visita. Especialmente quando se encontra pela primeira vez ou se participa de ocasiões formais.

Quando os amigos se encontram ou dizem adeus, eles muitas vezes acenam rapidamente. Basta ver as meninas da escola, dentro e fora do trem, para ver isso em ação.

Como é usado

Cotovelo dobrado na cintura, palma aberta com dedos estendidos movendo-se rapidamente de um lado para o outro. Da mesma forma familiar em muitas outras culturas.

Um pouquinho de informação a mais sempre melhora a comunicação, não é mesmo?

fonte: gaijinpot

Comentários

Share via