As artes japonesas em decorar alimentos: Mukimono e Amezaiku

Vocês conhecem o Amezaiku e Mukimono? As duas são técnicas artísticas belíssimas para decorar alimentos. O Mukimono decora vegetais, frutas e legumes, o Amezaiku decora doces. Os resultados são impressionantes!

Mukimono

A arté é tradicional no Japão e consiste em cravar desenhos em frutas, verduras e legumes, normalmente as artes são usadas para decorar pratos. Quem faz o mukimono deve ser rápido e preciso, pois muitas frutas escurecem devido a oxidação em contato com o ar.

Um artista chamado Gaku tem ganhado destaque nos últimos tempos, com suas incríveis decorações em alimentos, segundo Gaku, a fruta mais fácil de praticar o mukimono é a banana.

Confira o instagram do Gaku

Amezaiku

Os doces, em sua maioria pirulitos e balas caramelizadas eram oferecidos como oferenda no templo To-ji, em Kyoto e com o passar do tempo, os alimentos decorados passaram a ser vendidos para o público. A técnica deve ser realizada quando o doce está quente, por isso o artista deve ser rápido e ter mãos precisas, pois ele tem cerca de cinco minutos para esculpir os doces.

Um artista com bastante destaque chama-se Shinri Tezuka, ele aprendeu a técnica sozinho por ter dificuldade em encontrar alguém que o ensinasse no Japão. Hoje, ele possui uma loja chamada Asasuka Amezaiku Ameshin, em Tokyo e faz bastante sucesso com seus amezaikus.

A matéria-prima dos doces é o Mizuame, inventado no Japão, a base do doce é o amido de arroz convertido em açúcar.

Confira o site da loja

 

Comentários

Share via