Celebrando a união: casamento no Japão

Atualmente, as cerimônias realizadas no Japão sofreram diversas influências do ocidente, e algumas tradições foram perdidas, por isso, as cerimônias não costumam ser muito diferentes do que costumamos ver e menos de 20% dos casais japoneses escolhem a cerimônia tradicional.

O casamento costuma ser uma celebração marcante e um rito de passagem importante na vida dos casais, cada país possui suas tradições e o casamento é celebrado de diferentes formas ao redor do mundo. Estamos muito acostumados com o estilo de cerimônia ocidental, mas muita gente possui curiosidade em saber como é um casamento no Japão.

Yui-no

O Yui-no é um encontro entre as famílias dos noivos, uma reunião é realizada e presentes simbólicos são trocados, bebidas e comidas são frequentes e possuem todo um simbolismo, como a aceitação da família pelo casamento e comprometimento dos noivos. É considerado um dia de boa sorte e a data é cuidadosamente escolhida.

Créditos: reprodução

Como é a cerimônia de casamento japonês?

A cerimônia será celebrada de acordo com a religião dos noivos, que pode ser shintoísta, cristã, budista ou não religiosa, tudo dependerá. Na cerimônia, apenas a família dos noivos participa, não há madrinhas ou padrinhos.

A roupa usada pela noiva para a troca dos votos é o shiromuku, ele é sem muitos detalhes ou adornos, normalmente confeccionado em seda, ela usa um tsuno kakushi na cabeça e representa a vontade da noiva em casar e exercer seu papel de esposa, com obediência e dedicação.

A noiva não usa sapatos extravagantes ou carrega um buquê. O noivo veste montsuki (kimono), haori (capa) e hakama (calças), todos na cor preta.

Na cerimônia shintoísta são oferecidas orações para os deuses e o casal é purificado através do san-san-kudo, onde os noivos bebem saquê três vezes cada, os convidados batem palmas duas vezes em forma de respeito para afastar os maus espíritos.

Recepção da festa

Para a recepção a noiva troca de roupa, ela usa um Irouchikake que pode ser colorido e com detalhes, muito diferente do shiromoku, todo branco e simples. Na festa é oferecido um jantar, mas não há costume de ter um bolo de casamento, como é feito nos casamentos ocidentais.

Noshibukuro
Créditos: reprodução

O presente é ofertado em dinheiro para os noivos e é tradição oferecê-lo em um envelope próprio. As notas devem ser preferencialmente novas e a quantia é específica também, o valor é diferenciado, a família e os amigos costumam dar valores diferentes, mas costuma variar entre 30,000 ienes a 50,000.

Vocês já foram a um casamento tradicional japonês? Conte para nós os detalhes!

Comentários

Share via