Frases úteis para quem for viajar para o Japão

Se for viajar para o Japão, acabará por descobrir que apenas o inglês não é o suficiente para se virar por lá. Por isso, é necessário conhecer algumas frases úteis.

Frase para usar nos restaurantes japoneses

Você ouvirá as perguntas tenmai de omeshiagari ni narimasu ka ou omoshikaeri ni narimasu ka ao entrar em restaurantes e cafés. Se você quiser fazer um pedido, poderá responder com: tennai de, e se mudar de ideia e quiser ir embora, poderá dizer: mochikaeri de.

Frases para tirar fotos

Quando estiver viajando e quiser tirar fotos de lugares privados, é só procurar um funcionário e dizer: shashin wo totte kudasai ou shashin wo tottemo ii desu e provavelmente receberá um aval.

Para pedir para alguém tirar a foto, é só dizer: shashin o totte morae masu ka? Não se esqueça de agradecer apropriadamente com arigatou gozaimashita.

Frase para usar em lojas de conveniência

Apesar de existirem bastante jidouhanbaikis espalhadas pelo país com todos os tipos de itens, as lojas de conveniência ainda são úteis para quem procura uma refeição rápida e barata. Quando comprar um bento e quiser esquentá-lo, diga: atatamete kudasai

Frases para usar em lojas de roupas

Muitas pessoas vão ao Japão em busca das inúmeras lojas de roupas espalhadas pelo país. Para provar as roupas, vá até um vendedor e diga: shichaku shitemo ii desu ka.

Se quiser perguntar o preço, é só dizer: wa ikura desu ka?

Frases para saber a hora do trem ou ônibus

Shuuden wa nanji desu ka, essa frase é boa para saber a hora do último trem ou ônibus e não correr o risco de ficar preso em algum lugar. Para dizer que precisa pegar um meio de transporte, diga: ni noritai desu bus (ônibus), takushii (táxi) ou densha (trem).

Se quiser ir a algum lugar, diga: Ni ikitai desu… Para saber onde é o local, diga: wa doko desu ka…

Frase para saber onde há caixas eletrônicos ou usar o cartão de crédito

Muitas lojas e restaurantes no Japão ainda não aceitam cartões de crédito como forma de pagamento, se quiser descobrir, pergunte para o caixa: kaado wa tsukaemasu ka? Se a resposta for: hai, sem problemas, agora se ouvir: iie, pergunte: ATM wa doko desu ka, para saber onde sacar dinheiro.

Nas cidades grandes, não há problemas em achar um caixa 24 horas, mas nas cidades menores, o melhor é perguntar.

Essas são apenas algumas frases úteis para quem for viajar para o Japão, algumas podem parecer sem sentido, mas no país existem muitas regras de etiqueta e o povo é muito educado, por isso é muito importante não esquecer de agradecer ou pedir autorização para fazer algo, mesmo que pareça bobo, como tirar simples fotos ou tocar em certos produtos.

Ao entrar nos estabelecimentos que vendem comida ou bebida, evite entrar com garrafas de água de outros estabelecimentos, muitos locais ofertam água e chá para seus clientes.

Se a língua ainda for um problema para você, ainda pode procurar alguém que fale outra língua, nesse caso, diga: o hanaseru hito wa imasu ka eigo (inglês), por exemplo.

A seguir algumas palavras úteis:

Yuubinkyoku – correios
Eiteiemu – caixa eletrônico
Hoteru – Hotel
Resutoran – Restaurante
Kankou-annaijo – Centro de informações ao turista
Toire – banheiro
Konbini – Loja de conveniência
Eki – Estação
Basutei – Ponto de ônibus
Doraggu-sutoa – Farmácia
Koban – Posto policial
Okane – Dinheiro
Saifu – Carteira
Keitaidenwa – Celular
Sumaato-fon – Smartphone
Pasokon – Computador
Kagi – Chaves
Kippu – Ticket

*Nota: Post editado e especiais agradecimentos aos leitores Kazuo, Elaine, Keiko e Helena que indicaram as traduções corretas das palavras Koban, Yunbinkyoku e noriba. Arigatou.

Comentários

Share via