O que é o White Day no Japão?

No Japão, assim como em outros lugares do mundo, o Dia dos Namorados foi comemorado no dia 14 de fevereiro. Entretanto, as comemorações relacionadas à essa data ainda não acabaram.

Após um mês, no dia 14 de março, os japoneses celebram o White Day (ホワイトデー). Mas, o que exatamente é o White Day e qual é a sua origem? Vamos conferir nesse post!

Valentine’s Day

No Japão, o Valentine’s Day (Dia dos Namorados) é comemorado de uma forma bastante única. No dia 14 de fevereiro, são as mulheres que dão chocolates aos homens, incluindo namorado, amigos e colegas de trabalho.

(Crédito: Divulgação)

Para expressar diferentes sentimentos como amor, cortesia ou, apenas, obrigação social, existem dois tipos de chocolates: “giri-choco” (chocolate de cortesia) e “honmei-choco” (chocolate do amor). Giri-choco é destinado à amigos, colegas de trabalho e conhecidos, ou seja, quando não tem romance envolvido.

Já para presentear alguém especial, como um namorado, marido ou, até mesmo, uma paquera, o ideal é que seja dado o honmei-choco. Muitas mulheres japonesas também costumam preparar seus próprios chocolates. Dessa forma, dias antes do Valentine’s Day, as lojas ficam repletas, além de chocolates prontos, de moldes e embalagens para as versões artesanais.

 

 

White Day

O White Day (Dia Branco) é celebrado um mês após o Valentine’s Day, no dia 14 de março. Nessa data, é a vez dos homens darem doces e presentes à sua namorada e suas amigas.

(Crédito: Divulgação)

Como o costume e a educação do país indica que se deve retribuir qualquer presente recebido, nada mais natural que haja uma data destinada à retribuição do chocolate recebido no Valentine’s Day.

Tipicamente, chocolates branco, cookies e marshmallow são presentes bastante comuns para esse dia. Se for para a mulher amada, os homens podem dar presentes mais caros e elaborados como chocolates finos, flores, roupas e jóias.

(Crédito: Divulgação)

Diferente das mulheres, não é tão comum que os homens façam seus próprios doces. Mas isso não é problema, pois dias antes do White Day, as lojas ficam repletas de chocolates, doces e diversas opções de presentes.

(Crédito: You in Japan)

Nessa data, há uma tradição chamada “sanbai-gaeshi” (三倍 返 し, retorno triplo). De acordo com esse costume, o presente de retorno dado pelos homens deve ser três vezes o valor do presente recebido no Valentine’s Day.

Origem do White Day

Em 1977, a empresa de confeitaria japonesa Ishimura Manseido, chamando de Dia do Marshmallow, sugeriu que os homens dessem marshmallows às mulheres no dia 14 de março em retribuição aos chocolates recebidos no mês anterior no Dia dos Namorados.

(Crédito: Divulgação)

Isso inspirou a National Confectionery Industry Association à criar o White Day. Com isso, as empresas de doces começaram a vender chocolate branco para essa data.

(Crédito: Divulgação)

Atualmente, apesar de marshmallows e chocolates branco ainda serem opções tradicionais, chocolates escuro, diversas guloseimas e objetos não comestíveis também são alternativas de presentes para essa data.

O White Day tornou-se tão popular que foi adotado por outros países como China, Coreia do Sul e Vietnã.

 

No Japão, o hábito de se presentear no Valentine’s Day e White Day já faz parte da cultura e é tido como uma obrigação social. Não participar da troca de chocolates pode ser interpretado como deselegância pelos japoneses. E aí, você já comprou os seus presentes?

Comentários

Share via