Por que é tão comum os japoneses usarem máscaras?

É comum você chegar ao Japão e se deparar com várias pessoas usando máscaras cirúrgicas.

(Crédito: Divulgação)

Mas, qual é o motivo? As razões podem ser as mais variadas possíveis. Confira algumas delas nesse post!

1 – Resfriado 

No Japão, usar uma máscara facial quando se está resfriado é questão de costume e etiqueta. Ao primeiro sinal de gripe, é comum os japoneses colocarem a máscara para evitar a propagação de gripes e resfriados. Até mesmo pessoas que não estejam doentes costumam utilizar máscaras para se prevenirem de doenças, especialmente durante algum surto viral. O acessório é utilizado principalmente em locais públicos e em transporte coletivos, onde há muita aglomeração de pessoas.

(Crédito: hiro8japan.com)

As máscaras cirúrgicas começaram a ser utilizadas em meados do século 20, com o objetivo de proteger contra doenças e alergias. No entanto, foi a partir do surto da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) em 2003 e da epidemia de gripe H1N1 de 2009 que o uso desse acessório realmente popularizou-se e incorporou-se no dia-a-dia da população.

2 – Alergia

Um grande número de japoneses sofre com os efeitos causados pelo kafunsho (alergia ao pólen das flores, também conhecido como polinose ou febre do feno), especialmente durante a primavera quando as árvores como o cedro e o cipreste soltam muito pólen.

(Crédito: Divulgação)

O uso de máscaras, portanto, evita a inalação do pólen. No Japão, existem acessórios com camadas extras e com formato que fixa no contorno do nariz, bochechas e queixo. A própria embalagem indica que o produto é adequado para este propósito, pois nela esta inscrito os dizeres “contra pólen” (花粉用).

3 – Tendência de moda

Além da preocupação com a saúde, há outros motivos que levam os japoneses a utilizarem as máscaras faciais. Um deles é a moda. Com isso, um número crescente de empresas começaram a produzir máscaras para esta finalidade. São diferentes cores, modelos, estilos e estampas. Tudo para atrair aqueles utilizam o item como um acessório fashion.

(Crédito: RocketNews)

4 – Esconder o rosto

Seja por timidez ou para disfarçar imperfeições no rosto, algumas pessoas utilizam a máscara como um artifício para esconder o rosto.

As garotas japonesas são, no geral, bastante vaidosas. Portanto, muitas delas fazem o uso das máscaras para cobrir espinhas e manchas ou, simplesmente, para esconder o rosto quando não estão maquiadas.

(Crédito: jpninfo)

A extrema timidez também leva muitas pessoas a usarem as máscaras faciais. Nesse caso, as pessoas esperam esconder emoções, evitar se destacar na multidão e criar barreiras defensivas a fim de fugir de constrangimentos sociais. Muitas pessoas dizem se sentir mais confortáveis, seguras e auto-confiantes quando estão escondidos atrás de uma máscara, pois sentem-se menos expostas.

5 – Para se proteger do frio

Muitos japoneses utilizam a máscara como forma de se protegerem do ar frio durante os dias de inverno. O acessório além de cobrir, também deixa seu rosto quente devido a sua própria respiração.

(Crédito: wasa-bi.com)

6 – Para se proteger da poluição ou radioatividade

Algumas pessoas ainda usam a máscara cirúrgica para se protegerem da poluição ambiental, principalmente em áreas metropolitanas. Após o vazamento de radiação devido às explosões na Usina de Fukushima, o uso das máscaras se intensificou ainda mais.

(Crédito: thehkhub.com)

 

Chegar no Japão e ver multidões de japoneses usando máscaras cirúrgicas pode parecer bastante estranho e intrigante à primeira vista. Mas, agora você já sabe praticamente todas as razões pelas quais você pode ver alguém no país usando esse acessório.

Comentários

Share via