Quais são as variedades mais comuns de flores de cerejeira?

A espécie de flor de cerejeira mais famosa, mais encontrada pelo Japão e mais comum durante a primavera é a Somei Yoshino. Mas saiba que existem mais de cem variedades de cerejeiras no Japão, cada uma com as suas qualidades e sua época de florescimento. Um exemplo é a espécie Kawazuzakura, caracterizada pela sua floração antecipada.

Há várias características que diferenciam as variedades de sakura. Algumas estão citadas a seguir:

Número de pétalas

A maioria das flores possuem cinco pétalas. No entanto, algumas espécies florescem com dez, vinte ou mais pétalas. Árvores que possuem flores com mais de cinco pétalas são chamadas de Yaezakura.

5 pétalas (Somei Yoshino); cerca de 20 pétalas (Ichiyo); cerca de 100 pétalas (Kikuzakura)

Cor das flores

A maioria das árvores de sakura produzem flores que variam entre as cores rosa claro e branco. Mas, há diferentes espécies que possuem as cores rosa escuro, amarelo e, até mesmo, verde. Além disso, a cor das flores de algumas variedades podem mudar durante o seu florescimento. Por exemplo, uma flor pode abrir como um sakura branco e tornar-se rosa ao longo dos dias.

Flores cor-de-rosa (Kanzan); flores amarelas (Ukon); flores verdes (Gyoikou-zakura)

As Folhas

No caso das árvores de floração antecipada, as folhas, geralmente, só aparecem depois da plena floração. E, no caso de árvores de florescimento tardio, as folhas, normalmente, aparecem antes das flores. Além disso, a cor das folhas diferem entre as variedades. Na maioria dos casos, as folhas são verdes, marrom acobreado, ou alguma variação entre essas duas cores.

Folhas verdes (Ichiyo); folhas marrom acobreado (Kanzan)

Época do florescimento

A maioria das espécies de árvores de cerejeira florescem na primavera. Yaezakura, ou seja, cerejeiras com flores de mais de cinco pétalas, costumam florescer de duas a quatro semanas após a maioria das espécies de cinco pétalas. Há ainda algumas variedades que florescem no final do outono e durante os meses de inverno.

Previsão do início do florescimento das cerejeiras Somei-Yoshino pelo Japão (Crédito: Acervo)

Além disso, a época do florescimento varia conforme a temperatura. Quanto mais quente, mais rápido as flores se abrem. Dessa forma, o sakura floresce gradativamente do sul para o norte do Japão.

Forma das árvores

Há diferentes formatos de árvores de flores de cerejeira: triangular, colunar, em forma de V, salgueiros, formato de guarda-chuva, entre outros. As árvores com formato de salgueiro são chamados de shidarezakura.

Forma colunar (Amanogawa); formato de guarda-chuva (Shirotae); formato de salgueiro (Shidarezakura)

As variedades de cerejeira mais comuns

Somei Yoshino

(Crédito: hobbity.wordpress.com)

Período médio de floração em Tokyo: início de abril
Cultivado durante o período Edo em Tokyo, o Somei Yoshino é, de longe, a árvore de cerejeira mais numerosa no Japão. As flores dessa espécie possuem cinco pétalas ligeiramente rosadas, quase brancas.

Yamazakura

(Crédito: Divulgação)

Período médio de floração em Tokyo: início de abril
O Yamazakura é a variedade de árvore de sakura mais comum do Japão que realmente cresce espontaneamente na natureza. Suas flores são ligeiramente cor-de-rosa e têm cinco pequenas pétalas.

Shidarezakura 

(Crédito: Fuji Travel Guide)

Período médio de floração em Tokyo: início de abril
As cerejeiras em formatos de salgueiro possuem ramos inclinados e estão entre as árvores mais comuns e amadas no Japão. Existem dois tipos: árvores com flores de cinco pétalas e árvores com flores de mais de cinco pétalas. Estes últimos são chamados Yaeshidarezakura e florescem cerca de uma semana mais tarde do que os cinco pétalas.

Algumas variedades de flor de cerejeira precoce

Kanzakura

(Crédito: Japan Guide)

Período médio de floração em Tokyo: final de fevereiro a meados de março
O Kanzakura é uma das primeiras variedades a florescer. Ele é encontrado apenas em números relativamente pequenos em alguns parques da cidade.

Kawazuzakura

(Crédito: Divulgação)

Período médio de floração em Tokyo: meados de março
Essa variedade de árvore de sakura foi cultivada originalmente na cidade de Kawazu na península de Izu. O Kawazu-zakura também está entre as primeiras árvores de cereja à florescer. Grande número dessas árvores florescem durante o festival de flor de cerejeira que ocorre em Kawazu, no final de fevereiro e início de março. A árvore é menos comum em outras partes do Japão.

Kanhizakura

(Crédito: jpninfo)

Período médio de floração em Tokyo: de meados a fim de março
Essa árvore é nativa de Taiwan e Okinawa, onde florescem no início de janeiro e fevereiro. Suas flores são cor-de-rosa escuro e possuem formato de sino. Nos parques de Tokyo, não é comum que floresçam antes de meados de março, mas ainda assim, continuam entre as variedades de floração antecipada.

Algumas variedades de flor de cerejeira tardia

Ichiyo

(Crédito: Japan Guide)

Período médio de floração em Tokyo: meados de abril
As flores dessa variedade possuem cerca de vinte pétalas cor-de-rosa claro e folhas verdes. O Ichiyo é uma das espécies de floração tardia mais comumente encontradas nos parques e jardins do Japão.

Kanzan

(Crédito: Japan Guide)

Período médio de floração em Tokyo: de meados a fim de abril
Entre as variedades de Yaezakura, o Kanzan é uma das mais comuns. Uma flor dessa espécie possui de 30 a 50 pétalas cor-de-rosa. A cor das suas folhas são marrom acobreado.

Jugatsuzakura

(Crédito: Japan Guide)

Período médio de floração em Tokyo: Outubro à Janeiro e primavera
O Jugatsuzakura é uma das variedades que florescem durante o outono e o inverno. As suas flores são pequenas e escassas, mas fornecem uma visão surpreendente em combinação com cores de outono ou neve.

Fonte: Japan Guide

 

Comentários

Share via