Radio Taiso: Acorde e exercite-se ao estilo japonês

Você já viu, ou até mesmo, praticou o radio taiso? Conheça mais sobre essa ginástica tradicional praticada pelos japoneses.

O conceito do Radio Taiso

O radio taiso (ラジオ体操) é uma série de exercícios rítmicos acompanhados por música e instruções. As características dessa ginástica são os movimentos leves e a música suave, que podem ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer hora e lugar.

(Crédito: 2bbolloms)

O radio taiso é uma parte interessante e importante da história e da cultura japonesa. Essa série de exercícios é pratica desde a infância. Provavelmente, não há nenhum japonês no país que não reconheça a música e os passos do programa de exercícios.

Se você nunca viu o radio taiso, você pode conferir o passo a passo da série de exercícios, ou então, assistir o vídeo abaixo com a coreografia:

A história do radio taiso

Com o propósito de melhorar e manter a força física e o bem-estar das pessoas, o programa de exercícios radio taiso foi transmitido pela primeira vez através do rádio em 1928 pela Tokyo Central Postal Bureau (atualmente conhecido com NHK). A transmissão fez parte da comemoração da coroação do Emperador Hirohito.

Radio Taiso na década de 1930 (Crédito: blog.japancentre.com)

O radio taiso japonês foi proposto pelo Ministry of Post and Telecommunications Postal Life Insurance Bureau (Atualmente conhecido como Japan Post Insurance Co., Ltd.). Essa bateria de exercícios foi inspirada nos Estados Unidos que, no início da década de 1920, transmitiram ao vivo uma ginástica similar. Embora na América isso tenha desaparecido, no Japão, esse sistema integrou-se perfeitamente à cultura japonesa.

Exército japonês fazendo radio taiso durante a Segunda Guerra Mundial (Crédito: Marketing Japan)

Até mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, o radio taiso fazia parte da vida dos japoneses, onde os soldados começavam o seu dia sempre com o mesmo ritual. O radio taiso foi brevemente suspenso em 1945 com o término da Segunda Guerra Mundial, quando o Supremo Comando das Forças Aliadas proibiu a prática em todo o território japonês.

Foto do anuário de 1959 do Sistema de Escola de Língua Japonesa, Kyodo Vol. II. (Crédito: discovernikkei.org)

Após a reescrita da rotina de exercícios, a prática foi restabelecida e reintroduzida na emissora pública NHK no início da década de 1950. Atualmente, existem dois tipos de radio taiso. Ambos possuem aproximadamente três minutos de duração e 13 movimentos. Há, também, uma outra versão mais recente chamada Minna no taiso, que inclui uma série de exercícios para pessoas com mobilidade limitada.

Com a popularização da televisão na década de 1950, que acabou superando a programação de rádio, o radio taiso difundiu-se ainda mais.

Radio Taiso atualmente

O radio taiso ainda faz parte da rotina matinal de muitas empresas. A maioria das crianças do ensino fundamental faz os exercícios na escola no dia do esporte ou em eventos e no parque do bairro durante as férias de verão. E, vizinhos às vezes se reúnem em parques.

A emissora pública NHK continua fornecendo transmissões de rádio e televisão do radio taiso todas as manhãs e em outros horários do dia.

Efeitos do radio taiso

Apesar dos movimentos relativamente simples e leves, muitos afirmam que os resultados a partir da prática do radio taiso são efetivos.

(Crédito: xpatnation)

Entre os principais benefícios acarretados pela realização contínua do radio taiso estão: relaxamento muscular, maior flexibilidade, ativação da circulação sanguínea e a melhoria da saúde e do bem-estar em geral.

Além dos efeitos físicos, o radio taiso é usado em escolas e em empresas como uma forma de desenvolver a união do grupo e a cooperatividade.

 

Fonte: jpninfo, xpatnation, Japan Talk

 

Comentários

Share via