Etiqueta no Japão: como comprar e pagar

O cidadão japonês é reconhecido mundialmente pela sua educação, e por aqui, no blog coisas do Japão, poderemos conhecer algumas regras de etiqueta no Japão importantes.

Existe ordem para subir e descer nas escadas rolantes, para tirar fotos, entrar no trem e até para comprar e pagar as compras.

Respeite a fila

O Japão é um país pequeno se comparado ao Brasil e por lá é costumeiro ter filas para quase tudo, mas como a educação é um ponto forte, elas costumam ser rápidas e bem sistemáticas.

Muitas lojas possuem sinalizações no chão para saber onde a fila começa e termina e elas devem ser respeitadas, para existir uma ordem e não obstruir as prateleiras. Alguns funcionários ficam responsáveis por organizar as filas também.

Esqueceu algo e quer voltar para o lugar na fila de onde estava? Nem pense em fazer isso.

Separe o dinheiro antes

Ficar na fila pode ser entediante para a maioria das pessoas e muita gente aproveita para colocar o papo em dia ou pensar na vida, no Japão é o momento ideal para separar o dinheiro, cartão e agilizar o atendimento.

Separar as moedas é essencial especialmente se a compra for pequena, isso é feito para economizar tempo e não atrapalhar as outras pessoas.

Pergunte pelo preço antes

É muito comum no Brasil as pessoas chegarem ao caixa e perguntar o preço de alguns itens antes de comprar, no Japão isso deve ser feito antes de chegar ao caixa.

Coloque o dinheiro no recipiente especial do caixa

Quem já visitou um restaurante bem tradicional ou já foi ao Japão, deve ter percebido que no caixa existe um pratinho ou recipiente especial no caixa. Ele serve para colocar o dinheiro, cartão ou moedas.

Os caixas não costumam receber o dinheiro direto da mão, por questões de higiene e respeito. Desta forma, o atendente consegue visualizar o dinheiro e contar melhor as moedas agilizando o atendimento.

No Japão valores abaixo de 1,000 ienes costumam ser dados em moedas, por isso o recipiente é muito útil também.

Deixe o troco com o caixa

Os japoneses são bem transparentes e isso é refletido na hora de dar o troco, ele fará questão de mostrar nota por nota e moeda por moeda.

Tudo isso para ter certeza da quantia devolvida, economizar tempo e o cliente não ter que sair da fila contando moedas ou dinheiro. Recontar o dinheiro na frente do caixa pode parecer desrespeitoso e pode parecer falta de confiança em seu trabalho.

O troco é dado em ordem também, as notas maiores são colocadas ao final e todas com os valores para cima, para ficar mais fácil de guardá-las na carteira.

Essas regrinhas são simples e ao final fazem muita diferença, agilizando o atendimento e mostrando respeito com as outras pessoas. O que vocês acharam?

Comentários

Share via