Golden week: a temporada de feriados mais esperada pelos japoneses

Enquanto damos adeus à temporada fugaz do sakura, é hora de se preparar para outro momento favorito do ano: Golden Week.

A Golden Week ( (ゴールデンウィーク, GW, Semana Dourada) é um conjunto de quatro feriados nacionais que ocorre no Japão entre o final de abril e começo de maio. Apesar dessas datas não serem em dias consecutivos, muitas pessoas emendam o feriado.

Ao longo dos anos, os feriados nacionais foram reorganizados e renomeados. Hoje, encontram-se estabelecidos da seguinte forma:

(Crédito: jpninfo)

Golden Week – Feriados Nacionais:
• 29 de abril: Showa no Hi (昭和の日, Dia do Showa)
• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (憲法記念日, Dia da Constituição)
• 04 de maio: Midori no Hi (みどりの日, Dia do Verde)
• 05 de Maio: Kodomo no Hi (こどもの日, Dia das Crianças)

Significado dos feriados

• Showa no Hi – 29 de abril

ex-imperador da Era Showa, Hirohito (Crédito: tofugu)

Neste dia comemora-se o aniversário do ex-imperador da Era Showa, Hirohito, também conhecido como Imperador Showa. O imperador governou o país entre os anos 1926 a 1989, ou seja, antes e após a Segunda Guerra Mundial.

Durante grande parte do seu reinado, o Japão foi uma grande potência econômica e militar. Mas, durante a Segunda Guerra Mundial, o país enfrentou muitas dificuldades, culminando em sua rendição.

Por ser uma figura controversa devido ao seu papel durante a Guerra, a maioria das pessoas não comemora esse feriado. Porém, o grande objetivo dessa data é incentivar a reflexão pública sobre os turbulentos 63 anos do reinado de Hirohito e não glorificá-lo.

• Kenpou-Kinenbi – 03 de maio

(Crédito: Divulgação)

Nesta data comemora-se a promulgação da Constituição de 1947 do Japão. Ela entrou em vigor após o término da Segunda Guerra Mundial, substituindo o antigo estatuto da Era Meiji de 1889. O Kenpou-Kinenbi foi escolhido como um dia para reflexão sobre o significado das leis japonesas, da democracia e do governo japonês.

A principal alteração na Nova Constituição está no Artigo 9, onde a lei proíbe a participação do Japão em qualquer tipo de atividade bélica, exceto em casos de autodefesa.

• Midori no Hi – 04 de maio

(Crédito: tofugu)

É um feriado dedicado à natureza. Neste dia, os japoneses demonstram seu respeito pelo meio ambiente. Muitas famílias passam o dia ao ar livre para relaxar ou participar de eventos destinados à essa data em parques e jardins públicos.

Esse feriado surgiu devido a grande admiração das belezas naturais pelo ex-imperador Hirohito. Inicialmente, entre os anos 1989-2006, o Dia do Verde era comemorado no dia 29 de abril. Porém, em 2007 essa data foi transferida para o dia 4 de maio, pois era um dos dias do Golden Week que não havia feriado.

• Kodomo no Hi – 05 de maio

(Crédito: tofugu)

Essa data foi comemorada por mais de mil anos como Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Quando o governo japonês o declarou feriado nacional em 1948, a data foi renomeada como Kodomo no Hi (Dia das Crianças).

O Dia das Crianças é uma data reservada para se rezar pelo crescimento saudável das crianças e para celebrar a felicidade delas. Este é o principal feriado do Golden Week. Em preparação para esta data, o Japão é decorado com milhões de koinobori (鯉幟/こいのぼり – coloridas carpas em forma de bandeiras).

Crédito (imagem destacada): OiMax

Comentários

Share via