Miyako Odori: apresentações de gueixas em Kyoto

Miyako Odori é uma exibição de dança feita por gueixas durante o mês de abril em Kyoto. Essa é uma rara oportunidade de se ver essas artistas se apresentarem em público.

Origem

 

Miyako Odori significa literalmente a Dança da Capital, o que faz sentido quando se considera que Kyoto foi a capital do Japão por mais de mil anos. As danças começaram em 1872, quatro anos após a capital ser transferida para Tokyo depois de uma curta guerra civil.

A primeira performance foi promovida como parte da Exhibition for the Promotion of Domestic Industry (Exposição para a Promoção da Indústria Doméstica), como uma medida para estimular a prosperidade em Kyoto após o declínio da cidade em consequência da transferência da capital para Tokyo. Este é agora um dos principais eventos de Kyoto.

 

O que esperar

Miyako Odori é um dos melhores eventos de gueixa do país. Um número grande de maiko (aprendizes de geiko) e geiko do distrito de Gion de Kyoto participam do espetáculo.

O evento vêm sendo realizado no Teatro Gion Koubu Kaburenjo desde 1873. No entanto, o local está temporariamente fechado devido à manutenção do edifício (medidas de proteção contra terremotos). Dessa forma, as exibições estão sendo realizadas no Kyoto Art Theater “Shunjuza”.

As apresentações são bastante coloridas e atrativas.  Nelas, as gueixas dançam suavemente, tocam as músicas do show e cantam algumas canções. Os cenários representam as quatro estações do ano.

Cerimônia do chá

Miyako Odori oferece uma rápida demonstração de cerimônia do chá antes do show. A cerimônia é um pouco curta e apressada, mas é uma boa oportunidade para fotografias. Para participar dessa Cerimônia, deve-se comprar o ingresso mais caro que inclua esse serviço.

Informações

Data: 1º de abril até 23 de abril de 2017 (Fechado no dia 10 e 17)

Horário dos shows (3 shows por dia de 45 minutos): 13 horas; 14:45 horas e 16:30 horas

Ingresso (taxas incluídas): Assento especial – ¥4,600 (Cerimônia do Chá incluso); Assento de primeira classe – ¥3,500

Local: Kyoto Art Theater “Shunjuza” (site)

Site oficialhttp://www.miyako-odori.jp

 

Fonte: Japan Talk (texto e imagens) e pref.kyoto.jp

Comentários

Share via