Oito brinquedos tradicionais japoneses

As novas gerações estão acostumadas com os brinquedos tecnológicos e as facilidades em assistir desenhos em tablets e smartphones, jogar video-games e usar gadgets.

Muitos brinquedos tradicionais acabaram sendo esquecidos pelo tempo, mas ainda existe uma geração saudosista que cresceu se divertindo com brinquedos tradicionais japoneses, confira alguns deles.

1.Kendama

O brinquedo é simples, deve acertar a bola na estaca e existem diferentes níveis de dificuldade. O brinquedo pode ter variações no tamanho da estaca ou da bola para deixar a brincadeira mais difícil.

2.Karuta

O jogo de cartas é muito popular no Japão, as cartas são baseadas no kana. Uma parte das cartas é disposta no chão e outra com palavras que combinam com as figuras – geralmente poemas ou frases e a palavra kana deve ser falada em voz alta, e os jogadores correm para pegar a figura correspondente.

3.Kokeshi

Os bonecos de madeira cilíndricos foram originalmente feitos por artistas de madeira em Tohoku, no Japão. São mais de dez modelos caracterizados de maneiras diferentes. É muito popular entre colecionadores.

4.Daruma Otoshi

As regras são simples, deve-se tirar as peças uma a uma com o auxílio de uma pequena marreta de madeira e as peças de cima não devem cair.

5.Hanetsuki

Esse brinquedo japonês é comum entre as meninas, é muito comum nas festas de ano novo. Duas paletas de madeira e uma peteca fazem parte da brincadeira. Quem deixar a peteca cair recebe uma pintura no rosto.

6.Ayatori

Um pedaço de barbante é o suficiente para brincar de ayatori, é possível brincar sozinho também. Figuras geométricas e desenhos são feitos com movimentos no barbante e existe uma ordem.

7.Otedama

Pequenos saquinhos de pano costurados com feijão, arroz ou grãos em seu interior são necessários para brincar de otedama. A brincadeira é embalada por canções enquanto movimentos alternados com as mão são feitos ao jogar os saquinhos para cima, dependendo do nível de dificuldade.

8.Origami

Muitas crianças aprendem a fazer origami desde cedo, o mais popular é o tsuru, mas formas incontáveis existem e papeis próprios variados.

O que vocês acharam? Já brincaram com algum destes brinquedos tradicionais japoneses?

Comentários

Share via