A escolha do nome do bebê é um momento importante para todas as mamães e papais. Mas, no Japão, isso é um assunto realmente muito sério. Os pais japoneses levam vários aspectos em consideração.

(Crédito: Rocket News 24)

Além do nome soar agradável aos ouvidos, é necessário atentar-se ao kanji que irá representá-lo, bem como o seu significado. No Japão, é comum encontrar nomes com a mesma pronúncia, mas que são escritos com diferentes ideogramas, resultando em definições distintas. Um exemplo dessa situação é o nome Sakura que pode tanto significar “flor de cerejeira” (さくら), como também, “florescer bem” (咲良).

(Crédito: mamari)

Os critérios para a escolha dos nomes são variados. Muitos pais inspiram-se em eventos da natureza ou em acontecimentos do momento do nascimento, como o nome de flores e estação do ano. Outra situação bastante comum, é a associação do ideograma do nome com algum significado auspicioso transmitindo, dessa forma, as qualidades que se deseja para o filho. Espelhar-se em personalidades também é bastante comum.

(Crédito: qjphotos)

Outro fator que muitos japoneses levam em consideração é a quantidade de traços usados na escrita do nome. A soma dos números dos traçados dos ideogramas do nome e do sobrenome pode indicar um futuro bom ou ruim para aquela pessoa.

(Crédito: Divulgação)

Tais preocupações na hora da escolha do nome dos bebês estão refletidas na lista dos nomes mais populares para meninas e meninos no Japão durante 2016, publicada por uma loja varejista de roupas infantis chamada Tamahiyo. Após a compilação dos nomes de 18.029 bebês nascidos entre o início de janeiro e final de outubro, a empresa divulgou os cinco nomes mais populares de cada sexo.

Lista com os cinco nomes japoneses masculinos mais populares de 2016:

1 – Ren (蓮 – れん)

(Crédito: Rocket News 24)

Significado: Lótus

Esse nome tornou-se extremamente popular nos últimos anos. Ren foi o nome mais popular na pesquisa de 2010 caindo para a terceira colocação em 2015 antes de retornar ao topo no ano passado.

2 – Hiroto (大翔 – ひろと)

Significado: Grande voo

O primeiro kanji significa grande. Já, o segundo refere-se à voo, remetendo a viagens aventureiras e o confronto com novos desafios. Dessa forma, a união desses ideogramas contribui para uma atmosfera de uma grande jornada instigante com o intuito de alcançar os objetivos.

3 – Haruto (陽翔 – はると)

Significado: Bom voo

O kanji 陽 significa “positivo” e também transmite uma sensação de brilho e energia ao nome, uma vez que este ideograma encontra-se presente na palavra “taiyo” (太陽), que significa sol.

4 – Minato (湊 – みなと)

(Crédito: Rocket News 24)

Significado: Porto

Este nome carrega o sentido de segurança e abrigo. Em 2015, ocupava o segundo lugar na preferência nacional, mas caiu duas posições em 2016.

5 – Yuuma  (悠真 – ゆうま)

Significado: Calma verdadeira

No ano de 2015, Yuuma estava no topo da lista do ranking de nomes populares para os recém-nascidos no Japão, de acordo com a pesquisa feita pela Tamahiyo. Mas, como podemos notar nesta lista, sua popularidade diminuiu ligeiramente durante 2016.

Lista com os cinco nomes japoneses femininos mais populares de 2016:

1 –  Himari (陽葵 – ひまり)

(Crédito: Rocket News 24)

Significado: Boa Malva-rosa

Este nome estava em quinto lugar na lista de nomes japoneses femininos mais populares de 2015, mas esse ano deu um grande salto em popularidade, alcançando o primeiro lugar. Malva-rosa também simboliza o Clã Tokugawa, uma família samurai que detinha grande poder durante o fim da dinastia xogunato.

2 – Hina (陽菜 – ひな)

Significado: Boas hortaliças

O significado pode surpreender, mas não podemos negar que este nome soa muito agradável.

3 – Yua (結愛 – ゆあ)

Significado: Amor conectado

O primeiro ideograma, 結, também é encontrado na palavra “musube“, que significa “unir-se”. Expressando, dessa forma, o desejo dos pais de que sua filha seja abençoada com conexões com muitas pessoas gentis e amáveis em sua vida.

4 – Sakura (咲良 – さくら)

Significado: Florescer bem

Quando alguém ouve a palavra sakura, a primeira imagem que virá a cabeça será as flores de cerejeira. Entretanto, os caracteres usados para representar esse nome diferem do usado para descrever as flores. O significado também muda, pois esta versão evoca o desejo dos pais para que esta criança tenha um ótimo futuro.

5 – Sakura (さくら)

(Crédito: Rocket News 24)

Significado: Flor de cerejeira

Diferente dos demais, ao invés de ser escrito em kanji, este nome é composto por caracteres em hiragana. De fato, mesmo quando a palavra “sakura” está sendo usada para se referir às próprias flores de cerejeira, é comum ser escrita dessa forma, visto que as linhas macias e curvas do hiragana combinam bem com a imagem delicada das flores.

Assim como em qualquer país, as tendências de nomes estão sempre mudando no Japão. No ano de 2016, a influência das flores e de outros aspectos da natureza mostraram-se bastante presente. Em 2017, quais serão os nomes mais populares? Algum palpite?

Fonte: Rocket News 24

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários