Restaurante de Tokyo oferece um prato pra lá de exótico: Ramen com insetos crocantes

Curiosos degustadores japoneses fizeram fila na porta do restaurante Ramen Nagi em Tokyo, no dia 9 de abril, para experimentarem um prato de sabor bastante incomum: Ramen com insetos fritos.

As pessoas formaram filas para entrar no restaurante Ramen Nagi, em Tokyo, para um evento de um dia que contou com o macarrão “insect tsukemen”. (Crédito: Reuters)

Neste evento de um dia, o restaurante serviu o “insect tsukemen“, um prato em que o macarrão é coberto por cerca de uma dúzia de pequenos grilos e larvas, no qual os clientes mergulham em sopas à sua escolha, contendo grilos, gafanhotos ou bicho-da-seda em pó. Em cerca de quatro horas, o restaurante já tinha vendido 100 tigelas.

O prato principal do evento de um dia do Ramen Nagi: ramen coberto com grilos e larvas fritos. (Crédito: Reuters)
(Crédito: Reuters)

“É bem frito, por isso é realmente crocante e não tem um gosto ruim,” disse a estudante Anri Nakatani, de 22 anos. “É quase como um camarão frito”.

Reação de uma cliente enquanto come um insect tsukemen. (Crédito: Reuters)

O evento foi organizado pelo proprietário do restaurante e por Yuta Shinohara que já organizou eventos culinários com insetos em Tokyo, incluindo uma celebração do Dia dos Namorados em que serviu chocolates, bolos e coquetéis com insetos. A receita foi criada após o sucesso do evento “cricket ramen” do ano passado também comandado pelo proprietário do Nagi e Shinohara.

(Crédito: Reuters)

Shinohara, que começou a comer insetos desde criança, quer promover a cultura alimentar alternativa no Japão e em todo o mundo, através do ramen, um alimento popular japonês. “Através do ramen, eu gostaria de espalhar o quão divertido e delicioso é comer insetos”, disse ele.

Grilos são cozidos em uma sopa para o insect tsukemen. (Crédito: Reuters)

A refeição completa, custando 3.000 yen, consistia em ramen com insetos, uma tigela de arroz com grilos, rolinhos primavera com larvas fritas e sorvete saborizado com pó de inseto. O ramen sozinho foi vendido por 1.500 yen.

O chefe de cozinha faz um rolinho primavera com larvas. (Crédito: Reuters)

Os insetos são comidos em muitos países, como China, Gana, México e Tailândia. Os grupos indígenas da Austrália têm comido insetos como fonte de proteína por gerações. Este ingrediente faz parte até mesmo da cozinha japonesa tradicional das áreas rurais, mas poucos moradores da cidade tem a oportunidade de experimentá-lo.

Ficou curioso para ver mais imagens deste prato curioso? Confira este vídeo.

E aí, você encararia um prato deste?

Fonte: Reuters

Comentários

Share via