Conheça as lendas urbanas japonesas que inspiraram filmes de terror assustadores

A cultura japonesa é bem vasta, cheia de lendas e histórias tocantes que fazem parte do folclore. Assim como existem contos que tocam nossos corações, existem também as lendas urbanas sobrenaturais.

O povo japonês sabe contar histórias como ninguém e as lendas urbanas japonesas invadem o imaginário das pessoas, causando medo em muitos adultos.

Esse post é dedicado para as lendas que inspiraram alguns filmes de terror que fizeram sucesso, conheceremos alguns deles.

Fantasmas yurei do Japão

A lenda japonesa de Okiku, do filme de terror O chamado e Ringu

Fantasma Onryo do Japão

Uma história japonesa bem antiga e que pode ter servido de inspiração é a lenda de Bancho Sarayashiki datada do século 18.

Okiku era uma jovem serva que trabalhava no castelo de um samurai, que era perdidamente apaixonado por ela, mas era rejeitado.

No castelo haviam dez pratos muito valiosos, e um dia a tarefa de guardá-los ficou sob sua responsabilidade.

O samurai cansado de ser rejeitado armou um plano e escondeu um dos pratos em seu quarto. Quando Okiku percebeu que um havia sumido entrou em desespero, recontou os pratos por diversas vezes.

Não havia escapatória, deveria contar para o samurai o que havia acontecido e que a culpa era sua. Ele a informou que a pena por ter perdido um item tão valioso era a morte, mas ofereceu uma escapatória: ela deveria ser sua amante.

Okiku recusou mais uma vez, e o samurai em um acesso de raiva a matou com sua espada, e jogou seu corpo em um poço. Ela tornou-se um yurei, um fantasma cheio de ódio que saía do poço buscando vingança.

A lenda japonesa de Kayako, do filme de terror O grito

Fantasma Kayako do Japão

Kayako era solitária e sempre foi atormentada por seus colegas na escola. Quando ela cresceu, se casou e teve um filho chamado Toshiro.

Um dia, seu marido descobriu o diário de Kayako, e se convenceu de que ela o traía. Em um ataque de raiva a matou, escondeu seu corpo nas paredes da casa. Ainda sob descontrole afogou seu filho na banheira.

Segundo a lenda, Kayako voltou como um fantasma onryo e só emitia um grunhido, assombrando quem entrava na casa.

Leia também:

A lenda japonesa de Hanako San, dos filmes School Mystery e Hanako of the Toilet

Fantasma Hanako do Japão

A lenda tem como cenário o banheiro feminino de uma escola, dizem que se bater três vezes, chamar o nome de Hanako ela sai do vaso sanitário.

As histórias de Hanako variam bastante, uns dizem que ela morreu na Segunda Guerra no banheiro da escola, outros dizem que foi assassinada por um desconhecido.

A lenda japonesa de Yuki Onna, do filme Kwaidan

Fantasma Yuki-Onna do Japão

Essa lenda é bem antiga, contada nas regiões montanhosas. Um homem e seu filho se abrigam da neve em uma cabana, uma mulher muito bonita e de pele branca como a neve, de cabelos negros e compridos aparece.

Ela suga a vida do pai e poupa a vida do filho em troca dele nunca contar o que aconteceu naquela noite. O jovem anos mais tarde se casa com uma jovem, tem filhos e acaba contando a história.

Ele descobre que sua bela esposa era na verdade o fantasma Yuki Onna, que foge com seu filho por ter quebrado sua promessa.

Existem muitos tipos de fantasmas japoneses, e dependendo da lenda e do tipo de circunstâncias ele é classificado em um tipo diferente, aqui contamos apenas alguns.

Como uma boa lenda urbana, algumas histórias quando foram contatas ganharam modificações aos longos dos tempos, por isso, se você já conhecia e leu algo diferente, compartilhe nos comentários.

Comentários

Share via