Conheça o espetacular Castelo de Himeji

O Castelo de Himeji é um exemplo perfeito do que é um espetacular castelo japonês.

Conheça um pouco deste castelo antigo, original, gigantesco e misterioso. Com suas longas e sinuosas ruas, seus corredores, salas e espaços secretos.

Castelo de Himeji

O Castelo de Himeji, localizado na cidade de Himeji, Província de Hyogo, foi construído no alto de uma colina em 1333 e é composto por 83 edifícios e 3 fossos (um deles está enterrado). O castelo possui, intencionalmente, um labirinto de caminhos longos e confusos.

O Castelo de Himeji é considerado e classificado como o melhor castelo do Japão e foi um dos primeiros locais no Japão a ser projetado como um Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Himeji é também o maior castelo do Japão e um dos poucos que é originalmente velho, já que maioria dos castelos japoneses são reconstruções modernas.

Leia também:

Reconstruções

O castelo foi reconstruído por muitos senhores da guerra ao longo dos séculos e foi significativamente remodelado em 1346, 1561, 1580, 1609 e 1617.

A cada remodelação o castelo foi se tornando maior até que finalmente ficou muito caro para ser mantido.

O Castelo de Himeji foi completamente abandonado em 1871 e teve sua demolição prevista. Porém, membros do exército que apreciavam o castelo por sua arquitetura conseguiram cancelar esse plano.

Em 1871 o castelo foi colocado em leilão e foi vendido a um agricultor local por surpreendentes 23 ienes. Felizmente, o fazendeiro não tinha recursos para demolir o castelo.

Na Segunda Guerra Mundial, uma grande bomba atingiu o último andar do castelo, mas não conseguiu se detonar.

Em 1956, o castelo foi finalmente recuperado por um custo de 550 milhões de ienes.

O Castelo de Himeji já suportou grandes terremotos e alguns incêndios já devastaram a área em torno dele. Mas, por sorte, nunca passou por uma destruição séria.

Torre Inclinada

Dos 83 edifícios do Castelo de Himeji, o maior é o que sustenta o castelo. Uma torre que pode ser sustentada mesmo que o restante do castelo desmorone.

O Castelo de Himeji é de uma proporção acima dos padrões e em seu primeiro andar tem 330 tatames como piso.

Himeji era bem protegido com quartos secretos, onde 280 armas e 90 lanças poderiam ser usadas em suas janelas próprias para o uso destas armas.

De acordo com a história, o mestre carpinteiro que construiu a torre estava obcecado com a ideia de que a torre estava inclinada para o sudeste. Ele ficou tão perturbado com o fracasso que saltou do topo da torre com um cinzel na boca. Esta é provavelmente uma lenda.

Seus fantasmas

Assim como ocorre com todo castelo grandioso, existem várias histórias de fantasmas associadas ao Himeji.

Uma delas conta que uma bela criada chamada Okiku recusou os avanços românticos de seu poderoso chefe samurai conhecido como Aoyama Tessan.

Furioso, ele escondeu um dos 10 pratos valiosos de sua família e acusou Okiku de ter sumido com ele, o que na época era uma acusação muito séria.

Okiku contou os 9 pratos restantes diversas vezes em desespero, até que finalmente, o samurai lhe propôs que esqueceria o assunto se Okiku se tornasse sua amante.

Ela se recusou e o samurai enfurecido atirou-a em um poço do Castelo de Himeji. Desde aquele dia, o poço foi assombrado por um fantasma que conta 9 pratos incessantemente na eternidade.

Existem 13 poços no Castelo de Himeji e o poço de Okiku está no meio de um pátio com uma cerca bastante original ao redor dele, onde é frequentemente visitado pelos curiosos do fantasma.

Jardim Kokoen

Do lado de fora do Himeji há um parque espetacular conhecido como Jardim Kokoen, que inclui 9 jardins japoneses. Os jardins refletem diferentes estilos do período Edo para combinar com o castelo.

Sakura

Os jardins ao redor do Castelo de Himeji são repletos de árvores de sakura (cerejeira) e é um dos pontos mais populares do Japão para curtir o hanami (contemplação da flor de cerejeira).

O Castelo de Himeji é mesmo muito especial e espetacular, vocês também concordam?

Comentários

Share via