Gion: onde as gueixas, a elegância e o Japão antigo se encontram

Conhecer Gion, em Kyoto, é uma parada obrigatória ao visitar o Japão.

Mesmo entre muitos turistas, existem muitas atrações tradicionais para conferir e fazer com que você se sinta no Japão de fato.

Muitos visitantes vão a Gion apenas para ver as autênticas gueixas e ficam vagando pelos becos com suas câmeras, perdendo completamente o charme da beleza histórica deste local. Não faça isso também!Gion - perto do rio

Dar um passeio por Shimbashi e ver as autênticas casas de chá e calçadas de paralelepípedos devem estar no topo da lista de o que fazer em Kyoto.

Leia também:

Yasaka-Jinja

Gion surgiu como um grupo de casas de chá servindo o animado Santuário Yasaka-Jinja.

As cores brilhantes do santuário e a atmosfera movimentada, fazem dele um agradável ponto de partida ou o final de sua visita a Gion.

O Festival de Gion, que acontece em julho e é um dos festivais mais famosos do Japão, centrando-se em torno do Santuário Yasaka.

Neste evento, a entrada para o santuário é gratuita e ele fica aberto por vinte e quatro horas.
Festival de Gion

Gueixa e Maiko em Gion

Gion - Maiko

Cowardlion / Shutterstock.com

Do Santuário Yasaka, continue pela Rua Shijo (em japonês: Shijo-dori).

Enquanto as lojas oferecem as lembranças habituais para os turistas, dirigindo-se para baixo, qualquer uma das vias laterais à esquerda levam para outro mundo, num canto especial de Gion.

Este é o lugar onde você vai encontrar o exclusivo chá do século XVII, onde as gueixas se entretêm.

Os turistas frequentam esta área particularmente à noite, na esperança de captar um vislumbre de alguma gueixa ou maiko (aprendiz de gueixa).

Mas, lembre-se também que esta área também é popular entre turistas que desejam vestir-se como uma gueixa para fotos.

Se um fotógrafo acompanha a possível “gueixa” que você está vendo, ela é provavelmente uma turista!

No entanto, peça permissão antes de tirar fotos de uma gueixa e tenha em mente que se ela está a caminho de algum compromisso, não terá tempo para as abordagens.

Se você realmente quer ver uma gueixa em atividade, a maneira mais fácil é reservar um lugar em uma apresentação no Miyako Odori (que deve ser feita com antecedência).

No entanto, este show só tem reservas no mês de abril e os bilhetes podem esgotar rapidamente. Desta forma, o melhor é fazer uma reserva o quanto antes você puder.

Pagode de Gion - de Yasaka

O antigo teatro em que a  apresentação acontece é tanto parte da experiência quanto do show. Chegue cedo para explorar seu charmoso jardim.

O preço do bilhete inclui uma cerimônia do chá, realizada em um palco elevado por uma maiko, enquanto as atendentes servem chá e um lanche doce.

O show, que consiste em uma série de músicas e danças sazonais, é inteiramente em japonês. Mas, o livreto em inglês que acompanha o espetáculo permite compreender o significado de cada performance.

Para oferecer uma experiência gueixa mais tradicional, vários hotéis e empresas de turismo organizam refeições em restaurantes tradicionais, com gueixa, maiko e jogo shamisen, proporcionando entretenimentos.

Mais atrações em Gion

Se você tem tempo extra ou quer escapar das multidões (e no verão, escapar do calor sufocante de Kyoto), Kennin-ji, bem na entrada do distrito de Gion, é um oásis de paz.

Lá, o templo zen mais velho de Kyoto apresenta um salão exterior com uma pintura surpreendente de dois dragões gêmeos no teto.

Kennin-ji

O verdadeiro destaque para os viajantes cansados ​​é o quarto de tatami com vista para o jardim de rochas.

Este é um ótimo lugar para relaxar e se recarregar antes de passar para a próxima visita.

Não deixe Gion antes de visitar Shimbashi-dori (Rua Shimbashi). Com o Yasaka-Shrine em sua parte de trás.

Os belíssimos edifícios tradicionais da Shimbashi-dori estão localizados entre o verde das árvores circundantes e das estradas pavimentadas.

Gion - Rio Shirakawa

Shimbashi é ainda mais bonita durante a estação da cerejeira em flor.

As ruas ao norte de Shimbashi estão repletas de casas antigas, algumas das quais abrem suas portas ao público durante o festival de Gion, exibindo tesouros familiares e interiores bem preservados.

Como chegar lá

Gion é acessível a partir da Estação de Kyoto, de ônibus. O passeio leva cerca de 20 minutos e custa cerca de ¥230 cada trecho.

Alternativamente, você pode tomar a linha de metrô Keihan para Gion Shijo Station, ou da Estação Kawaramachi, na linha Hankyu.

Passeio em Gion, Kyoto

AsiaTravel / Shutterstock.com

Gion oferece a atmosfera legítima do Japão. Gostaram?

Fonte: The True Japan

Comentários

Share via