Kansai vs Kanto: Conheça a rivalidade entre as regiões de Osaka e Tóquio no Japão

No Japão, as regiões Kansai (Osaka) e Kanto (Tóquio) possuem suas diferenças. Kanto é símbolo da capital moderna, cercada por cidades modernas, como Yokohama, Chiba e Saitama.

Kansai é o lar da histórica capital Osaka, assim como Kyoto, Nara e Kobe. As diferenças culturais são tão conhecidas que é abordada nos programas de televisão no Japão.

Diferenças das pessoas

As pessoas que nascem ou moram em Kansai são consideradas mais extrovertidas, com humor e disposta a sair. Não é à toa que eles são bem-humorados, a cena da comédia tem berço por lá.

Pessoas Kansai Japão

O povo de Kanto é conhecida por ser mais reservada, educada e mais distante. Akiharu Katsuda, 41 anos, residente de Saitama acredita que as características são por causa da migração.

Pessoas Kanto Japão

Tóquio é amplamente conhecida por ser uma megalópole, centro comercial, de negócios e político. Muita gente de outras regiões migram para Tóquio e as regiões do entorno buscando oportunidade, fazendo de todos estranhos.

“Acho que algumas pessoas apenas trabalham em Tóquio e não tem amigos na região.”, especula Katsuda.

Leia também:

Diferenças do senso de humor

Algumas piadas podem funcionar de maneiras diferentes, rir dos outros é comum em Kansai.

“No escritório, meu colega de Osaka tirou sarro de outro funcionário de Chiba”, conta Teruko Noshiguchi, 30 anos, Nara.

“Ele brincou, “Cadê seu cabelo? Tão careca!” e isso chocou a outra pessoa.

As brincadeiras podem parecer duras para quem não está acostumado, mas a intenção não é essa, conta Nishiguchi.

“Se eu cair das escadas, será embaraçoso, mas eu quero que as pessoas riam para termos diversão.”

Diferenças gastronômicas

O dashi do udon é diferente entre as regiões, em Kanto o caldo é mais escuro e o sabor mais acentuado. O natto é apreciado mais em Kanto.

Udon Kanto Kansai Japão

Em Kansai as preparações tradicionais Okonomiyaki e takoyaki são considerados pratos principais, comem com arroz. Mas em Tóquio as pessoas comem como aperitivo.

Diferenças até na escada rolante

As regras de etiqueta são bem comuns no Japão, na hora de pegar a escada rolante, um lado deverá ficar livre para as pessoas circularem. Em Kansai, o lado que deve ficar livre é o esquerdo, em Kanto é o direito.

“É muito confuso, às vezes, quando estou em Kansai e esbarro nas pessoas.” Diz o morador de Tóquio, Shigeru Kaneko, 55 anos.

Esse hábito pode ser explicado historicamente. Kanto já foi dominado por samurais, e quando encontravam alguém estranho, deixavam o lado direito livre para pegar a espada com facilidade, se precisasse.

Kansai era tradicionalmente uma região de mercantes, por isso era importante proteger o dinheiro e os itens valiosos, que era carregado na mão direita, por isso o lado esquerdo livre.

Diferenças na língua de Kanto e Kansai

Assim como existem gírias regionais entre as diferentes partes do Brasil, no Japão acontece a mesma coisa.

Viajar pela região de Kansai para pessoas de Kanto pode ser difícil. As pessoas de Kansai falam um japonês mais formal, e em Kanto mais padrão. Por exemplo, obrigada em Kanto é arigato, mas em Kansai é ookini.

“É mais fácil aprender o dialeto de Kanto, o tom é mais reto, o de Kansai parece uma onda, mais difícil para estudar.”, conta Akio Okuda, 34 anos, de Kyoto.

As pessoas de Kansai se orgulham como falam e acham graça de quem tenta falar de sua maneira, as pessoas de Kanto, em sua maioria idosos reclamam do dialeto de Kansai.

Gostou do artigo? Não deixe de comentar, curtir e compartilhar.

Comentários

Share via