Por que os japoneses tiram os sapatos para entrar em casa?

Provavelmente, você deve saber que os japoneses possuem o hábito de tirar os sapatos antes de entrarem em determinados ambientes. Nós mesmos já comentamos sobre isso anteriormente (aqui). Mas, você sabe quais são os motivos pelos quais os japoneses fazem isso? Confira 3 razões:

1- Sujeira

tênis
(Crédito: Divulgação)

A primeira razão – e mais óbvia – é a questão da sujeira. Tirar os sapatos antes de entrar em casa, auxilia muito na limpeza. Afinal, os calçados trazem todo o tipo de imundície da rua: lama, chuva, fezes de animais e muito mais.

Este hábito é ainda mais importante no Japão, onde as pessoas possuem o costume de sentar-se em tapetes de tatami e comer em mesas baixas.

2- Bactéria e toxinas

bactérias
(Crédito: Divulgação)

Você já imaginou quantas bactérias você traz diariamente para dentro de casa através do seu sapato? Segundo um estudo da Universidade do Arizona, um calçado pode chegar a acumular 421 mil tipos de bactérias.

A maioria delas, podem causar desconforto intestinal, vômitos e diarreia. Existem ainda bactérias que fazem mal ao pulmão e que podem causar pneumonia quando não tratadas.

No entanto, é importante esclarecer que a probabilidade de infecção por bactérias provenientes dos sapatos é pequena, a menos que elas entrem em contato direto com a boca ou com alguma ferida aberta. Ainda assim, é aconselhável evitar riscos, adotando medidas simples como a de tirar os sapatos antes de entrar em casa.

Além disso, segundo a Agência de Controle Ambiental de Minessota, os sapatos também podem carregar resíduos de produtos químicos como chumbo e mercúrio, que são prejudiciais à saúde.

Com o simples hábito de tirar os calçados, você pode reduzir em até 85% a quantidade de bactérias, poeira, toxinas e sujeiras que entram em sua casa todos os dias.

Leia também:

3- Energias impuras

tirar sapatos
(Crédito: nanapi)

Os japoneses acreditam que além da higiene física do ambiente, é importante atentar-se a higiene espiritual. Ao tirar os sapatos antes de entrar no recinto, acredita-se que as energias impuras da rua não entram no local e não invadem a harmonia do lar.

Assim como um santuário, a casa é vista como um lugar sagrado. Neste caso, o genkan (área onde os sapatos são retirados) é como se fosse uma fronteira entre o mundo exterior e o espaço interno.

Além disso, retirar os sapatos para entrar em algum lugar é um gesto de respeito. Demonstra que você não quer sujar o ambiente e que, assim como em um lugar sagrado, você está sendo humilde para despir os pés ao entrar no local.

Regras de Etiqueta

genkan
(Crédito: Divulgação)

Geralmente, logo na entrada da residência, existe uma área chamada genkan (玄関). Ele é, normalmente, um degrau abaixo do nível da entrada principal da casa. É neste local que os calçados devem ser retirados.

tirar os sapatos
(Crédito: Divulgação)

Os sapatos devem ser alinhados e virados em direção à porta. Há locais que possuem um getabako, armário para colocar os sapatos. Alguns lugares também deixam dispostos surippas (スリッパ), espécie de chinelo ou pantufa que se usa no interior das casas.

Kiyomizudera temple
Tirando os sapatos para entrar em um recinto no Templo Kiyomizudera em Kyoto.

Remover sapatos no Japão, não se restringe ao próprio lar. Ao visitar a residência de uma outra pessoa, também é de bom tom retirar os sapatos na entrada da casa. Alguns lugares públicos também pedem a remoção dos calçados como escolas, santuários, templos e ryokan (hotéis tradicionais).

No Japão, espera-se que todos sigam as etiquetas, inclusive os visitantes estrangeiros. Então, ao deparar-se com um genkan, sapatos alinhados, getabako e surippas, você tranquilamente já sabe o que fazer. E, porque fazer!

Fonte: hometeka
Imagem destacada: cntraveler

Comentários

Share via