Quem vai ao Japão pode se perguntar por que lá os automóveis trafegam pelo lado esquerdo. Mas poucas pessoas sabem que esta foi uma escolha dos samurais.

Conheça a explicação para este fato.

Pelo lado esquerdo

Em alguns países, como o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia, os motoristas também dirigem no lado esquerdo da pista, assim como no Japão.

Mas, neste país há uma razão simples para isso.

Este costume remonta ao período Edo, muito antes dos primeiros automóveis no Japão. O período Edo aconteceu entre 1603 e 1868, quando o Japão foi governado pelo xogum Tokugawa Ieyasu.

Tokugawa Ieyasu

Este período é chamado de Edo porque o governo do xogunato foi estabelecido na cidade de Edo, a área que atualmente é conhecida como Tóquio.

Antes do governo se estabelecer nesta região, Edo era uma área rural. Mas, após o estabelecimento do governo, a cidade começou a prosperar.

Naturalmente, havia uma grande população de samurais (uma casta militar presente nos dias feudais do Japão).

Não esbarre em um samurai

Imagine que você é um samurai andando por uma estrada em Edo e outro samurai está caminhando em sua direção.

Os samurais carregavam suas espadas em todos os momentos e as mantinham em bainhas, no lado esquerdo da cintura.

Repare na bainha do lado esquerdo

 

As bainhas são muito longas e ocupam muito espaço. Enquanto você e o outro samurai se cruzam e se você anda no lado direito da estrada, existe a possibilidade de que sua bainha e a do outro samurai se esbarrem (ou seja, sua bainha irá encontrar a bainha do outro samurai).

Se isso acontecesse, você acabaria entrando em uma grande encrenca. Nesse caso, os dois samurais começariam a lutar uns com os outros. E por estarem carregando armas mortais, logo começariam a matar uns aos outros.

Para evitar que algo deste tipo acontecesse, eles começaram a caminhar no lado esquerdo da estrada.

Talvez fosse uma maneira de um samurai dizer: “Eu não vou lutar com você” para outro samurai caminhando em sua direção.

Dos samurais aos automóveis

Embora esta prática tenha começado entre os samurais, as pessoas na cidade gradualmente começaram a seguir o costume e caminhavam também no lado esquerdo da estrada, principalmente quando alguém vinha em sua direção.

Então, não só os pedestres, mas também as pessoas que estavam puxando os carrinhos seguiram esse costume. Assim, os carros puxados por animais fizeram o mesmo.

Quando os automóveis foram introduzidos nas estradas públicas no Japão, o governo japonês seguiu esse costume, já que já era uma prática aceita, de trafegar pelo lado esquerdo da estrada.

Você já conhecia ou desconfiava deste fato curioso?

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários