Canon, Nintendo, Sony, Toyota, Seiko e Toyota. Diariamente, estamos rodeados por essas e outras marcas de origem japonesa. Embora todos esses nomes nos sejam familiares, você já se perguntou quais são os significados de seus logotipos?

Confira abaixo a origem e o significado por trás do nome de algumas empresas japonesas mundialmente famosas.

1- Canon

Canon
(Crédito: wikimedia)

Quando foi fundada em 1937, a empresa era chamada de “Seikikogaku Kenkyusho“. Sendo seguidor do budismo, o criador Goro Yoshida nomeou a primeira câmera da Canon como “Kwanon”, em homenagem à deusa Kannon, deusa budista da Misericórdia. Posteriormente, em 1947, o nome foi modificado para “Canon” por ter um som semelhante ao primeiro produto.

2- Seiko

Seiko
(Crédito: wikimedia)

A companhia foi fundada em 1881, quando Kintaro Hattori abriu uma loja de relógios e jóias chamada “K. Hattori“. Onze anos depois, Hattori começou a produzir relógios e a sua primeira criação foi chamada de Seikosha, que significa aproximadamente, “casa de acabamento requintado”.

Em 1983, a empresa foi renomeada como Hattori Seiko. Em 1990, o nome foi alterado novamente, desta vez para Seiko Corporation. De acordo com a história oficial da empresa intitulada “A Journey In Time: The Remarkable Story of Seiko” (2003), “Seiko” é uma palavra japonesa que significa “requintado” ou “sucesso” .

3- Nintendo

nintendo
(Crédito: Divulgação)

A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi, em 1889. Inicialmente, a empresa produzia cartas de baralho artesanais, conhecida como Hanafuda. Hoje, a Nintendo é considerada uma das maiores empresas de videogame do mundo. Quanto ao nome da companhia, supõe-se que significa “deixar a sorte para o céu”, estando relacionado aos jogos de carta.

4- Sony

Sony
(Crédito: wikimedia)

A Sony foi fundada por Masaru Ibuka e Ajio Morita, em 1947. Inicialmente, era chamada de “Tokyo Tsushin Kogyo“. Os fundadores consideraram usar a sigla TTK, mas descobriram que este nome já pertencia a uma empresa ferroviária chamada “Tokyo Kyuko“. Cogitou-se usar “Totsuko“, mas o nome nunca foi registrado porque os fundadores descobriram que os estrangeiros tinham dificuldade para pronunciá-lo.

Depois de várias tentativas fracassadas, a palavra “Sony” foi selecionada. Ela é uma mistura dos termos “Sonus” e “Sonny“.  “Sonus” é uma palavra latina que significa “a raiz do som”, enquanto “Sonny” era um termo usado pelos americanos na década de 1950 para se referir a um menino.

Leia também:

5- Toyota

Toyota
(Crédito: Divulgação)

O símbolo consiste em três elipses entrelaçadas. As duas formas ovaladas na parte interna representam o coração do consumidor e o do produto. A elipse maior unifica os dois corações. Mas, fora isso, o logotipo ainda esconde o nome completo da empresa. De “T” à “A”, todas as letras estão inseridas no emblema. Não entendeu? Então olhe a imagem a seguir.

Toyota logo
(Crédito: jpninfo)

6- Vaio

Vaio
(Crédito: itsdesigned)

De início, você só consegue enxergar as letras que formam a palavra VAIO. Mas, o logotipo é mais do que isso. Ele também representa a combinação de tecnologias analógicas e digitais. As duas primeiras letras formam o símbolo analógico (∿), enquanto que as duas últimas representam o símbolo digital (código binário 1 e 0)

7- Sanyo

Sanyo
(Crédito: Divulgação)

Fundada em 1949 por Toshio Iue, o nome “Sanyo” significa “três oceanos”. Dizem que o fundador escolheu este nome porque ele desejava atravessar os três oceanos – Pacífico, Índico e Atlântico – levando seus produtos para o mundo todo. Em 2008, a Sanyo foi comprada pela Panasonic, outra grande multinacional japonesa que atua no ramo dos eletrônicos.

8- ASICS

Asics
(Crédito: Divulgação)

ASICS é uma empresa de artigos desportivos fundada em 1949 por Kihachiro Onitsuka. Em 1977, os tênis da marca foram introduzidos no mercado norte-americano sob o nome “Tiger“. Sobre o significado, ASICS é a sigla para a expressão latina “Anima Sana In Corpore Sano”, que significa “alma sã em corpo são”.

Você já conhecia esses significados?

Fonte: tsunagujapan, jpninfo, Wikipedia
Imagem destacada: Divulgação

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários