Curiosidades sobre o Imperador Akihito

Conheça algumas curiosidades sobre o Imperador Akihito e um pouco de sua trajetória e vida no Japão.

Popularidade mundial do Imperador Akihito

O Instituto de pesquisas no Japão realizou uma pesquisa para saber quem eram as personalidades mais populares do país nipônico ao redor do mundo.

O Heika Akihito apareceu em primeiro lugar apenas na França. Nos Estados Unidos ficou com a quarta colocação, na Coréia do Sul com a sétima e na lista da China não apareceu.

Referências

No Japão, o Imperador Akihito é tratado como Tenno Heika (Sua majestade, imperador), Heika (Vossa Magestade) ou Kinjo Tenno (Imperador Reinante).

Casado com uma plebeia

Imperador Akihito e Imperatriz

O Imperador Akihito é casado com uma plebeia e na época causou revolta na parte tradicionalista japonesa. Ele é casado com Michiko Shoda, herdeira de um império milionário.

Filho do Imperador Hirohito

Imperadores do Japão: Akihito criança e seu pai Naruhito

Ele é filho do Imperador Hirohito, que reinou durante a Segunda Guerra Mundial e fez o famoso discurso de rendição.

Pacifista e contra armas nucleares

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial e por ter testemunhado os horrores da guerra, o Imperador é totalmente pacifista e contra armas nucleares.

Além disso, não é difícil achar discursos dele lamentando as consequências da última guerra e sempre pede desculpas e mostra seu remorso pelos ocorridos.

Opniões políticas

Como chefe do Estado japonês, o Imperador Akihito não pode expressar opiniões políticas. Afinal, o papel fica com o parlamento em especial com o primeiro-ministro.

Família real

Seu pai era o Imperador Hirohito (1901-1989), casado com a Imperatriz Nagako (1903-2000).

Ele tem um irmão mais novo, o príncipe Masahito (1935), casado com a princesa Hanako (1940).

O Imperador Akihito junto com a Imperatriz Michiko (1934) têm dois filhos. O mais velho é o principe Naruhito (1960), seu sucessor, que é casado com a princesa Masako (1963) e juntos tem apenas uma filha, a princesa Aiko (2001).

O filho mais novo do Imperador Akihito (1933) é o príncipe Fumihito (1965), casado com a princesa Kiko (1966), juntos têm três filhos, a princesa Mako (1991), a princesa Kako (1994) e o príncipe Hisahito (2006).

Linhagem longa

Ele é o 125th Heika e nasceu em 23 de dezembro de 1933. além disso, sua linhagem é a mais longa com mais de 2,000 anos. Por isso, é considerado o monarca em poder mais velho.

Criado pela monarquia

Desde cedo, ele já cumpria suas obrigações com a familia real. Afinal, ele era o sucessor oficial na época que seu pai imperava.

Portanto, desde os dois anos de idade cumpria os procedimentos e foi criado pelo berçário da monarquia. Por isso ficou mais afastado de seus pais.

História de amor quebrou tradição

Seu polêmico casamento com uma plebeia quebrou uma tradição de mais de 1,500 anos, onde a família real apenas se casava com a monarquia.

Deusa Amaterasu

Segundo a religião Shintoísta todos os Imperadores são descendentes da Deusa do sol Amaterasu.

Perdeu a deidade

Como parte do discurso de rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial feito pelo seu pai Imperador Hirohito, os Imperadores renunciaram suas divindades.

Porém muitos japoneses ainda o consideram ou o tratam como um ser divino.

Comentários

Share via