Palavras que nenhum professor de língua japonesa vai te ensinar

Existem muitas expressões japonesas que são amplamente utilizadas no cotidiano, mas que dificilmente são ensinadas dentro das salas de aula. Conheça alguma delas:

1 – Sugoi (すごい)

Sugoi” é um adjetivo que significa “uau”, “incrível” ou “excelente”. Essa palavra é comumente usada quando se ouve ou vê algo interessante ou incomum.

2 – Baka (バカ)

Baka” é um substantivo que significa “idiota” ou “tolo”. Esta palavra pode ser usada tanto como um insulto ou como uma brincadeira, dependendo de como é usado. Quando expressado de forma séria, ela é tomada como um forte insulto, por isso é melhor ter cautela com esta palavra.

3 – Uso! (うそ!)

Uso” significa literalmente “mentira“. Mas, quando usada como uma interjeição, ela corresponde a “De jeito nenhum!” ou “Realmente!?”

Leia também:

Palavras utilizadas principalmente pelos jovens:

4 – Chō (超)

Chō” vem, geralmente, antes de adjetivos com a finalidade de enfatizá-los, tornando esta palavra o equivalente a “muito”, “então” ou “realmente”.

5 – Maji (マジ)

Maji” é semelhante ao “chō”  em que muitas vezes vem antes de adjetivos para enfatizá-los. Quando usado como “maji de?!” (マジで?!), torna-se uma exclamação significando “Sério?!”, “Mesmo?!” ou “Você está falando sério?!”.

6 – Yabai (やばい)

Yabai” é uma gíria que possui diferentes significados. Ele pode significar tanto algo ruim como algo bom.

7 – Sugē (すげ)

Sugē” é uma versão coloquial da palavra “sugoi” mencionado acima. Na linguagem dos mais jovens (principalmente homens), as palavras que terminam em “-oi” e “-ai” se transformam em “eh”.

Aizuchi (あいづち)

Aizuchi são interjeições frequentes que os falantes da língua japonesa fazem durante uma conversa enquanto escutam o outro falar. Isso demonstra que o ouvinte está prestando atenção e compreendendo o falante. Eles podem incluir expressões como:

8 – Sō sō/Da yo ne~ (そうそう/だよね~)

“Sim, sim” / “Exatamente”, expressando concordância.

9 – un un (うんうん)

“Ok” ou “Sim”, muitas vezes usado apenas para mostrar que você está ouvindo.

10 – Hē (へぇー)

Dependendo da forma como ela é expressada, ela pode significar “Whoa!” ou “Oh!”, geralmente usado para mostrar que você está impressionado ou que você está ouvindo o assunto pela primeira vez.

Fonte: JapanesePod101, YouTube/JapanesePod101

Comentários

Share via