Tokyo Gorin Ondo: Música-tema das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020

Faltando apenas três anos, os preparativos para as Olimpíadas de Tokyo 2020 continuam a todo o vapor. Recentemente, o comitê organizador lançou um videoclipe promocional com a música-tema das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020: “Tokyo Gorin Ondo 2020” (東京五輪音頭 2020).

O vídeo apresenta uma versão completa da música e da coreografia. A apresentação é  acompanhada por cantores e dançarinos vestidos de yukata (quimono de verão) com as estampas da próxima Olimpíadas. No clipe, a música é interpretada pelos famosos cantores japoneses Ishikawa Sayuri, Takehara Pistol e Kayama Yuzo.

Música-tema Olimpíadas
(Crédito: twitter/@Tokyo2020)

Tokyo Gorin Ondo 2020” possui um estilo de música popular rítmica tradicional chamada “ondo” que é um elemento frequente em festivais de verão japoneses e Bon Odori.

Abaixo, segue o clipe de “Tokyo Gorin Ondo 2020“. Confira o vídeo e aprenda a dançar!

Leia também:

Tokyo Gorin Ondo

Na verdade, a canção é uma nova versão da música-tema criada para as Olimpíadas de 1964. A música original foi criada em 1963 por Takashi Miyata (letra) e Masao Koga (composição). Uma série de artistas já cantaram Gorin Ondo, mas a interpretação mais famosa foi a de Haruo Minami.

Com o intuito de atualizar a canção e engajar as gerações mais novas, as letras foram modernizadas e os arranjos foram remodelados. “Tentamos trazer um frescor à música original com um arranjo mais animado e uma coreografia atualizada”, disse Yuichi Kodama, diretor do videoclipe.

vídeo música Olimpíadas
(Crédito: Reprodução/YouTube)

Alguns elementos da coreografia foram inspirados nos movimentos dos esportes olímpicos recém-adicionados como beisebol, karatê e escalada esportiva. A nova coreografia também foi pensada para incluir a participação de todas as pessoas, sejam elas idosos, jovens, deficientes ou estrangeiros.

Segundo o presidente das Olimpíadas de Tokyo 2020, Yoshiro Mori, esta música, que possui o conceito “Happy and Peace” (Felicidade e Paz), possui o intuito de levar alegria à todas as pessoas e divulgar a cultura japonesa aos estrangeiros.

Fonte: Japan Trends, Asahi e Inside the Games

Comentários

Share via