Você sabe distinguir o japonês de coreano e chinês?

Você consegue dizer se uma pessoa vem de um país específico? Muitas pessoas, no mundo todo, não fazem ideia de como distinguir entre japoneses, coreanos e chineses.

Para evitar o constrangimento de atribuir que alguém seja o que não é, vamos tentar demonstrar algumas semelhanças e diferenças entre estas três etnias.

Leia também:

Semelhanças

1. Pele

Os japoneses, coreanos e chineses, geralmente, têm as mesmas características de pele. Estes três grupos são conhecidos por terem a pele mais resistente ao envelhecimento e naturalmente clara como porcelana.

No entanto, este tipo de pele é extremamente sensível aos fatores ambientais e aos efeitos químicos de alguns produtos, que podem prejudicar o equilíbrio do pH da pele.

Por esta razão, a publicidade de produtos cosméticos e cuidados da pele nos países asiáticos é muito econômica. Os japoneses, coreanos e chineses (principalmente as meninas) precisam ter mais cuidado com os produtos e tratamentos que usam em suas peles.

Com tantas semelhanças na cor e textura de sua peles, fica difícil dizer quem é quem, apenas julgando pela pele deles.

2. Tipo físico

Há, naturalmente, diferenças entre o tipo físico dos japoneses, coreanos e chineses. Por mais humanos que somos, podemos ser gordos, magros, altos ou baixos. Tudo depende da nossa dieta e alimentação individual, sem contar os nossos genes.

No entanto, de um modo geral, temos uma ideia de como é o tipo físico de um americano, por exemplo, que tende a ser alto e grande. Os asiáticos, especificamente os japoneses, coreanos e chineses, têm quase sempre, um tipo físico mais magro e altura de média para baixa.

Mas tenha cuidado para não rotular todos eles de magros e baixos, porque, como sabemos, todos são diferentes. Alguns também podem ser altos, grandes e gordos.

Diferenças

1. Características faciais

Japoneses, coreanos e chineses podem parecer iguais, mas se você é um observador atento, perceberá algumas características distintas.

O rosto japonês é, geralmente, mais longo e mais largo, enquanto o rosto coreano, muitas vezes, tem um maxilar mais proeminente e as maçãs do rosto altas. O rosto chinês é tipicamente redondo.

Quando se trata das “janelas da alma”, os olhos japoneses são, freqüentemente, descritos como inclinados para cima. Ao contrário dos olhos chineses, geralmente inclinados para baixo. Já, os coreanos, geralmente, têm olhos menores.

2. Modo de se vestir

Uma característica interessante de observar entre os japoneses, coreanos e chineses é a forma como, geralmente, eles se vestem (quando não estão usando trajes tradicionais).

Os japoneses costumam valorizar a harmonia e a uniformidade. Portanto, quando se vestem, é como se pretendessem misturar-se com a maioria.

Japoneses, geralmente, escolhem as cores simples e discretas, que são a chave de seus vestuários cotidianos. Nada que se destaca.

No Japão, é muito comum usar ternos. Pode ser para uma apresentação acadêmica (pesquisa) na escola ou um estágio de trabalho, uma entrevista de emprego, etc.

Ao contrário dos japoneses, a maioria dos coreanos usam trajes brilhantes e mais coloridos.

Além disso, as roupas da moda coreanas acompanham as tendências, enquanto as roupas da moda japonesas colocam mais ênfase no toque pessoal.

O chinês, por outro lado, devido à sua alta diversidade cultural é mais difícil de distinguir.

Mesmo para quem vai morar no Japão, depois de viver por algum tempo, ainda é um desafio dizer quem é quem.

Até mesmo para as pessoas de países geograficamente próximos, e que durante muito tempo na história foram consideradas simplesmente asiáticos, pode ser difícil distinguir.

Mas, nós nunca podemos generalizar. Como diz o ditado “Cada um é cada um”!

Você saberia citar outras características que diferenciam os japoneses, coreanos e chineses? Deixe seu comentário!

Fonte: jpinfo

Share via