fbpx

Conheça os motivos que levam à adoção de adultos no Japão

Todos mundo conhece o conceito de adoção: uma criança não pode ser criada por seus pais biológicos por qualquer motivo, e outra família cuida da criança e lhe dá o seu nome de família (sobrenome).

Você deve conhecer alguém que foi adotado, ou talvez também tenha sido adotado. Mas o Japão tem seu próprio modo e conceito de adoção: adoção de adultos.

Conheça um pouco mais sobre este assunto!

Leia também:

Adoção de adultos no Japão

Na verdade, a maioria das adoções no Japão são adoções de adultos. Mas, por que os adultos adotam outros adultos?

As famílias japonesas costumam adotar adultos, especificamente do sexo masculino, por duas razões: por sua habilidade masculina de transmitir o nome da família; e por causa da prioridade masculina da herança.

No Japão, assim como em muitas culturas, nome de família é transmitido por meio de herdeiros do sexo masculino. Então, quando uma família tem apenas filhos do sexo feminino, esse nome de família corre o risco de desaparecer. Mas os japoneses encontraram um meio de evitar esse problema com a adoção de adultos.

Portanto, se uma mulher se casa com um homem, a família dessa mulher pode adotar o sobrenome desse homem e ele assumirá o nome dessa família. Até aí, tudo igual a muitos países.

Negócios de família

Mas a adoção de adultos no Japão, também pode acontecer por razões financeiras. Outro motivo comum para a adoção de adultos é o de passar o negócio familiar para um herdeiro não biológico.

Às vezes, o herdeiro de um negócio pode não ter habilidades como empresário, mas o chefe e dono quer manter a empresa na família. Nesse caso, o chefe pode adotar um executivo promissor levando-o para a família e preparando-o para herdar o negócio. A pessoa adotada nem precisa necessariamente se casar com alguém da família.

Existem estudos que dizem que os herdeiros adotados são, muitas vezes, mais bem sucedidos em uma empresa familiar do que os próprios herdeiros biológicos. Os pesquisadores perceberam que os herdeiros biológicos da empresa podem reduzir o valor da empresa e até mesmo levá-la à falência. Mas, com a competição de um irmão adotivo, um herdeiro biológico pode trabalhar mais e sentir-se mais pressionado a ter um bom desempenho. Tipo de pressão aparentemente eficaz.

O koseki

Todas essas questões de adoção, linhagem e herança podem estar vinculadas à instituição exclusivamente japonesa do registro de família, ou koseki.

O koseki é uma parte grande da cultura japonesa, já que ele realmente mostra como a família japonesa se parece.

O koseki, com cerca de 1.500 anos, é um registro básico das famílias no Japão. O koseki de uma família registra os nascimentos, mortes, casamentos e adoções dos membros de uma família.

Assim, quando um adulto é adotado por outra família, ele é adicionado ao koseki dessa família e extinto de seu koseki original. Uma forma estranha de ser transferido de seu próprio registro familiar. Mas, com os adultos adotados no Japão, é assim que é feito.

Já sabiam dessa curiosidade do Japão. Conhece algum caso de adoção deste tipo? Comente!

Comentários

Share via