Internautas japoneses elegem os 10 personagens que melhor representam o Japão

O Japão é o berço do anime, do mangá, de muitos videogames e criador de mascotes para tudo. Mas entre tantos personagens quais são os mais amados pelos japoneses?

Confira quais foram os escolhidos!

Leia também:

Personagens icônicos do Japão

Mesmo quem não nasceu no Japão pode facilmente conhecer personagens famosos como Goku, Pikachu e Sailor Moon. Eles até podem ser considerados personagens representativos do Japão. Mas, quais personagens os japoneses acham que são mais icônicos em seu país?

O conhecido site japonês Goo Ranking criou uma enquete entre a comunidade de seus internautas e formou uma lista com os 10 personagens japoneses mais icônicos. Participaram personagens de todas as formas de mídia.

Veja a classificação geral.

10. Sailor Moon

Amada em todo o mundo como a “guerreira do amor e da justiça”, não é surpresa que Sailor Moon entrasse para a lista. Como a primeira heroína “shojo” a ser bem sucedida no ocidente, seu conhecido uniforme de marinheiro e suas belas armas inspiraram a criação de toneladas de produtos. Ela também já ganhou uma atração especial no Universal Studios Japan!

9. Godzilla

Enquanto Sailor Moon representa a fofura e o romantismo, Godzilla representa a parte violenta da cultura popular japonesa. Este grande dinossauro hostil vem destruindo Tokyo e ganhando fãs há mais de 60 anos. Quem poderia melhor representar o Japão do que um dos primeiros personagens a chamar a atenção internacional para as produções japonesas?

8. Gundam

Com dúzias de séries, filmes e OVAs (Original Video Animation) ao longo de seus quase 40 anos de história, os mecha Gundam são uns dos personagens mais icônicos do Japão. Centenas de projetos já viraram inúmeros anime, filmes, mangás e videogames. Mas seus kits de modelos e figures têm um enorme mercado no mundo todo. Reconhecendo seu legado como o pioneiro do gênero “mecha”, uma réplica Gundam em tamanho natural foi instalada fora de um shopping de Tokyo. Claro que ele merece estar entre o top 10.

7. Totoro

Um filme icônico de um estúdio de cinema amplamente aclamado, My Neighbor Totoro (Meu vizinho Totoro) é, embora não seja o primeiro filme do Ghibli, provavelmente o melhor representante dos filmes deste estúdio no mundo todo. Totoro é uma misteriosa criatura florestal, com um grande corpo em forma de pera, padrões de peles distintos e grandes olhos redondos que sempre parecem surpresos. E sua história é claramente japonesa, mas ainda assim compartilhada no mundo todo. Totoro poderia ser, facilmente, considerado o melhor representante do Japão. Principalmente porque sua imagem é uma ótima combinação entre o fofo e o excêntrico.

6. Goku

https://twitter.com/_randomvideosyt/status/957146276818292736

O Saiyan sempre poderoso que está sempre salvando o mundo é um personagem amado no mundo todo. Fez sua primeira aparição no mangá Dragon Ball em 1984, e ainda aparece na série de anime até hoje. Goku sempre nos inspirará a ser gentil e a trabalhar duro, deve ser por isso que ele está em sexto lugar na lista. Mas, tem muita gente que acha que ele merece uma classificação melhor.

5. Hello Kitty

Como melhor representante do “kawaii” do Japão, esta gatinha fofa não causou surpresa por estar entre as cinco melhores. Desde a sua criação, em 1974, Hello Kitty, chamada de Kitty-chan no Japão, tornou-se uma indústria milionária, visando não apenas as crianças, mas os adultos também. O que diferencia a Hello Kitty de outros personagens desta lista é que ela ganha fama simplesmente por ser fofa e ter produtos adoráveis, e não por seus anime, mangá ou jogos.

4. Anpanman

Embora ele seja, provavelmente, um dos personagens menos conhecidos internacionalmente, Anpanman é extremamente popular no Japão entre as crianças pequenas. Sua história começou como uma série de livros ilustrados em 1973 e continuou por 40 anos até que o criador faleceu. Ele também tem um programa de televisão e seu rosto aparece em todos os tipos de produtos para crianças. Desta forma, faz sentido que ele esteja em quarto lugar na lista.

3. Super Mario

Este sim é um personagem de renome internacional! O popular encanador italiano se destaca em terceiro lugar na lista, pois é o personagem principal em mais de 30 videogames e de vários consoles há mais de 30 anos. A série de games do Super Mario é a mais vendida do mundo. É claro que Mario é amado por isso.

2. Pikachu

O personagem mais famoso do Pokémon, Pikachu, tornou-se um fenômeno tão icônico que a pequena criatura amarela é mundialmente conhecida por pessoas de todas as idades. Sua popularidade é tão grande que o evento anual com um exército de Pikachu, em Yokohama, atrai multidões para a cidade. Com a franquia Pokémon sempre aumentando seu legado, já são mais de 800 criaturas originais, mais de 1.000 episódios de anime, inúmeros jogos e um jogo de cartas muito expansivo. Por isso, não é de admirar que Pikachu, que manteve sua popularidade por mais de 20 anos, ficasse classificado em segundo lugar.

1. Doraemon

Doraemon também é pouco conhecido internacionalmente, mas de fato merece o primeiro lugar na lista. Este gato robótico que voltou do futuro para ajudar um garotinho a melhorar a vida de seus descendentes fez sua primeira estréia em 1969 em forma de mangá. Desde então, ele ganhou tanta popularidade entre os fãs da Ásia que foi apelidado de “embaixador do anime” pelo Ministério dos Negócios Exteriores do Japão. Assim como o Mickey Mouse dos EUA, Doraemon tem enorme popularidade entre crianças e adultos. Além de ser possível encontrar uma infinidade de produtos com seu rosto.

Certamente, fãs dos personagens japoneses do mundo todo incluiriam outros ícones e mudariam a ordem da lista. Mas, ninguém melhor do que os próprios japoneses para reconhecerem seus representantes. Concordam?

Fonte: Goo Ranking via My Game News Flash/ SoraNews24
Imagem em destaque: The Pokémon Company

Comentários

Share via