Descubra como as mães aproveitam suas férias no Japão

Quem vive no Japão sabe que a vida profissional é rigorosa e exaustiva. São poucos os dias de folgas durante o ano. Além disso, foi descoberto que a maioria das mães do Japão acabam utilizando os dias de descanso para cuidar dos filhos.

Férias?

A pesquisa foi realizada pelo Dai-ichi Life Research Insitute Inc. em 2015 com 1400 pessoas do sexo masculino e feminino, de 20 a 59 anos, casados, com filhos e emprego integral.

O objetivo era saber como os dias de descanso estavam sendo aproveitados pelos pais. O resultado revelou que 62.9% das mães reservavam as férias para comparecer as atividades escolares dos filhos. E apenas 29,9% dos homens faziam o mesmo.

Para 57.3% dos pais, a resposta foi descansar ou praticar alguma atividade recreativa com a família. 35.9% das mulheres iriam cuidar de um filho doente. Apenas 15.3% dos homens reservaram o tempo pelos mesmos motivos.

Essa é uma das faces da tradição japonesa, a tarefa de cuidar e criar os filhos fica sob responsabilidade da mulher.

Leia também

Conheça a luta dos pais solteiros no Japão

A tradição patriarcal gera um impasse e uma comodidade. Muitas empresas e até mesmo a sociedade enxergam o pai que falte ao trabalho para cuidar do filho na escola com maus olhos.

 

A tradição é partilhada por toda sociedade, para haver mudanças significativas nas relações e obrigações familiares, não depende única e exclusivamente dos pais, é necessário uma flexibilização da sociedade e do mercado de trabalho.

Apesar dos resultados serem impressionantes, essa realidade não é muito diferente de muitas famílias ao redor do mundo, inclusive, no Brasil.

Ainda assim a consciência de que a criação dos filhos deve ser dividida está cada vez mais presente.

O que vocês acham deste assunto? Como é a partilha de tarefas para cuidar dos filhos na sua casa? Deixe um comentário.

Share via