Fatos muito curiosos sobre o transporte público no Japão

Fatos muito curiosos sobre o transporte público no Japão

Da nossa série de artigos sobre curiosidades, conheça algumas coisas muito legais sobre o transporte público no Japão.

A estação mais lotada do mundo

estação de shinjuku

A estação de Shinjuku é bem movimentada, além disso, é enorme. 3,6 milhões de passageiros por dia.

Para se ter ideia, a estação da Sé na cidade de São Paulo tem movimentação de 536 mil pessoas diariamente, segundo dados da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de 2017.

A estação de Shinjuku é tão grande que em 2016, a empresa East Japan Railway lançou um aplicativo exclusivo disponível em inglês e japonês para ajudar turistas e residentes, que acabam se perdendo também.

mapa metrô Shinjuku

O aplicativo tem localização por Gps para ajudar o usuário, além de oferecer a melhor rota de destino dentro da estação. Aliás, o país tem as estações mais movimentadas ainda na lista mundial com Shibuya, Ikebukuro, Umeda e Yokohama.

Estação aberta apenas duas vezes ao ano

Enquanto o Japão tem a estação mais movimentada do mundo, existe também uma que abre apenas duas vezes ao ano em decorrência de um festival do templo Tsushima, nos dias 4 e 5 de agosto. É a estação Tsushimanomiya na ilha de Shikoku.

A linha mais longa

Chiba Monorail

A cerca de uma hora de Tóquio fica Chiba que tem a linha suspensa mais futuristica e longa. O trem percorre mais de 15 km.

Vagão só para mulheres

vagão mulheres Japão

Com o transporte público mais lotado do mundo, casos de chikan, os pervertidos do metrô e trem são comuns. O problema é tão sério que o país implementou vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico.

Leia também

Mulher furiosa repreende homens que estão no vagão só para mulheres e sua voz viraliza no Twitter

Suicídios são frequentes

Infelizmente problemas no metrô e trem acontecem por conta de pessoas que se jogam nas linhas. Esse locais são frequentemente escolhidos pelos suicidas no Japão.

A estação Shin-Kowa em Tóquio tem uma fama sombria, de ser a mais escolhida. Atrasos são reportados para tirar objeto da pista, mas no consciente coletivo os japoneses sabem o que isso significa.

Estação Hello Kitty

estação Hello Kitty

Se tratando do Japão, é de se esperar algo kawaii. A estação fica na Tama-Center Station, na parte sudeste da cidade de Tóquio.

Além da decoração dedicada a uma das personagens japonesas mais famosas, a companhia West Japan Railway disponibilizará trens da Hello Kitty para o verão de 2018.

Fonte: Culture Trip

Créditos imagem principal: Satoko Kawasaki

Share via